Câmara lança livro com imagens da Constituinte


27/10/2008


A Câmara dos Deputados lança nesta terça-feira, dia 28, às 10h, no Espaço do Servidor do Anexo II, “A sociedade no Parlamento: imagens da Assembléia Nacional Constituinte de 1987/1988″, de autoria das consultoras legislativas Ana Luiza Backes e Débora Bithiah de Azevedo. O evento contará com a participação do Presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que considera o livro “um trabalho valioso, que preserva a memória das conquistas políticas brasileiras”. A publicação faz parte das comemorações que a Casa vem patrocinando pelos 20 anos da Constituinte.

A obra reúne o trabalho de oito fotógrafos que cobriram a Constituinte, revezando-se entre o plenário, o Gabinete da Presidência, os corredores e o entorno do Congresso Nacional. As imagens, muitas delas inéditas, foram selecionadas dentre um acervo de 28 mil fotografias, que formam um cenário amplo e variado do processo constituinte e da movimentação social da época.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Câmara, pelas fotos é possível compreender a dinâmica dos trabalhos da Constituinte, documentada tanto do ponto de vista institucional da Assembléia como das diversas manifestações da população, incluindo aspectos casuais como transeuntes e pedintes atraídos pela visibilidade do Congresso. O livro mostra que as câmeras estavam voltadas para todos os lados, visando a captar a profusão de atores envolvidos na elaboração da nova Constituição do País.

Debate e votação

Os três primeiros capítulos abordam a instalação da Assembléia Constituinte, os partidos políticos, a presença das mulheres, os debates e a participação social, formalmente inserida no trabalho parlamentar. O quarto capítulo é dedicado às manifestações de diversos segmentos sociais.

A redação e a votação de propostas são tema do quinto capítulo, que destaca alguns dos assuntos polêmicos analisados na Constituinte. Por fim, o sexto capítulo mostra cenas da promulgação da Constituição, assinalando o caráter simbólico de que se revestiu esse ato como marco da reconstrução do Estado democrático de Direito no Brasil.

Memória dos servidores

Também será lançado no mesmo evento o livro “Contos da Câmara”, que reúne 12 depoimentos colhidos pelo Núcleo de História Oral da Câmara dos Deputados. Na obra, os servidores falam sobre aspectos funcionais do Congresso, entre eles a evolução dos trabalhos ao longo dos anos, a mudança da capital para Brasília e as dificuldades no início das atividades da Casa na cidade. Para o Diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, são testemunhos valiosos, em linguagem coloquial, de que viveu intensamente tudo por que passou a instituição:
— Um dos orgulhos que a Câmara sempre pôde ostentar foi, sem dúvida, o seu quadro de funcionários, nele congregando a nata do serviço público, cuja capacidade é comprovada por todos os deputados e gestores administrativos com os quais eles serviram.