Declama na ABI completa sua décima quarta edição


27/09/2016


foto-rs-no-prog-jo-2

O jornalista Roberto Salvador estará no evento (Foto: Reprodução)

O jornalista e escritor Roberto Salvador relançará seu livro A Era do Radioteatro, durante o evento Declama na ABI, no próximo dia 30 de setembro, a partir das 16 horas, no 11º andar. Os organizadores do projeto cultural Jesus Chediak e Carlos Alberto Rocha já realizam a 14ª edição do projeto desde que foi lançado em junho de 2015. A entrada é gratuita e o evento é realizado todas as últimas sextas-feiras do mês, na sede da entidade, que fica na rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro do Rio.

O autor

O jornalista e professor Roberto Salvador começou em rádio aos 13 anos de idade no programa do Clube Juvenil Toddy que ia ao ar todas as quintas- feiras à tarde na Rádio Nacional. Atuou ainda no radioteatro da emissora fazendo papel de menino nas novelas. Mais tarde trabalhou também como redator  na rádio Nacional, ao lado de Heron Domingues e Leoni Mesquita, onde permaneceu por uma década.

Docente  pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1962, dedicou-se exclusivamente ao radio e à antiga Televisão Educativa. Fez parte do grupo que fundou a TVE (atual Rede Brasil- EBC) ao lado de Gilson Amado onde trabalhou por quase 20 anos. Produziu programas educativo-culturais na Radio Roquette-Pinto.

Foi professor de radio e televisão da UERJ onde se aposentou em 2008.

Em 2010, sentindo a necessidade de registrar o que significou  a radiodramaturgia na historia do radio, lançou o livro A Era do Radioteatro, único dedicado exclusivamente á historia do gênero. O lançamento do livro foi feito no auditório da Rádio Nacional com a presença dos velhos e queridos astros que interpretavam as novelas do passado.

aeradoradioteatro3A obra

O livro que conta a história do radioteatro, já está na sua sétima reimpressão. Sem dúvida, uma grande notícia, não somente para aqueles que curtiram as novelas e os programas humorísticos, como também para quem quer conhecer uma época pujante do nosso rádio, que arrebatava emoções e que fazia o Brasil vibrar. Estamos  comemorando 80 anos da Rádio Nacional e 80 da Rádio MEC, além dos 81 da Rádio Tupi. Eis uma boa oportunidade para relembrar a importância desse veículo para a sociedade brasileira.

*Publicado em: 16 set, 2016 às 14:53