Câmara discute trabalho escravo com jornalistas


04/05/2012


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo da Câmara dos Deputados realiza, na próxima segunda-feira, 7 de maio, das 10h às 12h, o workshop “Trabalho escravo: o papel da mídia no debate público”. O evento é exclusivo para jornalistas e visa a promover o debate sobre o papel social dos meios de comunicação perante a realidade do trabalho escravo urbano e rural no país. O encontro será realizado no Plenário 2 das Comissões.
 
 
Na abertura do evento, o Presidente da CPI do Trabalho Escravo, Deputado Cláudio Puty (PT-PA), apresentará os próximos passos a serem seguidos no cronograma de investigação da comissão. Ele falará, também, os esforços para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/2011, que trata da expropriação de terras onde for constatada a exploração de trabalho escravo. A votação da PEC está prevista para a próxima terça-feira (8).
 
 
O presidente da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, será o moderador da mesa de debates, composta pelo especialista em trabalho escravo urbano do Ministério do Trabalho e Emprego, Renato Bignami, pelo coordenador da campanha de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra, frei dominicano Xavier Plassat, e pelo coordenador nacional de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho, Jonas Moreno.
 
 
Ao final do workshop, serão divulgados prêmios jornalísticos em diferentes categorias como incentivo à cobertura jornalística. Também serão distribuídos certificados de participação, caderno de fontes e outras ferramentas auxiliares para a apuração de futuras pautas.
 
 
 
Serviço
 
Abertura:10h, com o Presidente da CPI do Trabalho Escravo, deputado Cláudio Puty.
 
Expositores:
 
Jonas Ratier Moreno, coordenador da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho – tema “Conceituação do Trabalho Escravo no Brasil”;
 
Xavier Jean Plassat, frei dominicano e coordenador da campanha de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra – tema “A Responsabilidade Social da Mídia e a Opinião Pública”;
 
Renato Bignami, auditor fiscal do Trabalho e secretário de Inspeção do Trabalho e especialista em trabalho escravo urbano do Ministério do Trabalho e Emprego – tema “Combate ao Trabalho Escravo na Prática”. 
 
Moderador do debate: Leonardo Sakamoto, presidente da ONG Repórter Brasil. Haverá intervalo para café, às 11h40.
 
As inscrições poderão ser realizadas pelo telefone (61) 3216-6276.
 
 
* Com informações da Agência Câmara.