Câmara aprova flexibilização da “Voz do Brasil”


17/08/2011


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 17, a flexibilização do horário de transmissão do programa de rádio “Voz do Brasil”, no ar há sete décadas. Com a aprovação da medida, as emissoras poderão veicular o programa entre 19h e 22h. Atualmente, é obrigatória a transmissão entre 19h e 20h, de segunda a sexta-feira, com notícias relacionadas ao Poder Executivo (25 minutos), Poder Judiciário (5 minutos), Senado (10 minutos) e Câmara (10 minutos).
 
A Voz do Brasil faz parte da história do rádio brasileiro. Sua veiculação, ainda hoje, compulsória, se mantém como fonte de informação de grande parcela da população em especial nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
 
Criada no Estado Novo, A Voz do Brasil teve papel central na popularização da ditadura Vargas e seguiu durante décadas servindo como instrumento de propaganda governamental.
 
A partir de 1985, com o processo de redemocratização, vieram à tona os sinais de desgaste do programa. Crescia o número de aparelhos de rádio desligados aos primeiros acordes de “O Guarani”. Mas nem assim, a Voz deixou de ser ouvida por um número expressivo de brasileiros graças à veiculação obrigatória e simultânea, que até hoje garante ao programa a mais larga abrangência e a maior audiência do rádio nacional.
 
Em 1998, o formato de A Voz do Brasil foi reformulado para introduzir linguagem mais leve.
 
Em 2003, a Radiobrás promoveu a mais profunda reforma editorial realizada no programa. A parte destinada ao Poder Executivo adquiriu enfoque jornalístico e formato atual, mais próximo ao público.
A tradicional vinheta com o “O Guarani” foi remixada em ritmo de forró, samba, choro, bossa-nova, capoeira, moda de viola e techno.
 
A Voz do Brasil acumula três prêmios de jornalismo e é reconhecida como canal de acesso a informações objetivas sobre Governo, Estado e Cidadania.
 
Contudo, entidades que representam algumas emissoras alegam prejuízo financeiro com a veiculação do programa no horário tradicional. 

*Com Estadão e EBC.