Brasil protesta contra agressões no Egito


04/02/2011


O Itamaraty divulgou nota à imprensa na qual o Governo brasileiro informa que vai fazer um comunicado formal ao Egito protestando contra a prisão dos jornalistas brasileiros Corban Costa (Rádio Nacional) e Gilvan Rocha (TV Brasil). /DIV>

 
A nota do Itamaraty destaca que o Brasil “deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise do Egito, em particular atos de hostilidade à imprensa”, como os que atingiram os profissionais brasileiros.
 
O secretário geral para Comunidades de Brasileiros no Exterior, Eduardo Gradilone, disse à Agência Brasil que os atos cometidos pelas autoridades egípcias “contrariam os acordos de assistência e apoio aos estrangeiros fora de seus países”.
 
Eduardo Gradilone classificou como um fato “gravíssimo” a prisão dos jornalistas. Segundo ele, “foi uma das situações mais graves dos últimos dias” e que por isso o Itamaraty estava se manifestando publicamente contra o episódio.
 
 
A nota de protesto do Brasil será encaminhada via Embaixada do Brasil no Egito. No documento, caberá ao Embaixador Cesário Melantonio Neto chamar a atenção das autoridades egípcias pelos entraves que dificultam o trabalho do diplomata na assistência consular, além de ressaltar a agressão aos jornalistas brasileiros.
 
O protesto do Governo se deve ao fato de que um diplomata foi impedido de entrar no hotel no Cairo onde estão hospedados brasileiros e de prestar assistência consular aos jornalistas Corban Costa e Gilvan Rocha, que ficaram 18 horas detidos e em seguida receberam ordens para deixar o Egito.
 
No comunicado à imprensa, o Itamaraty ressalta que o Governo do Brasil tem a expectativa de que “as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país”.
 
 
* Com informações do Itamaraty e da Agência Brasil.