Besserman fala da COP26 no Encontros da ABI


03/11/2021


COP26 é o assunto do Encontros da ABI  com a Cultura

O entrevistado no Encontros da ABI com a Cultura, amanhã, às 19h30, é o economista e ambientalista carioca Sérgio Besserman. Ele falará sobre a COP26 e do Global Training do Climate Reality Project, uma das principais organizações mundiais que trata do Meio Ambiente e do qual é coordenador no Brasil. Besserman trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992.

Ele foi membro da missão diplomática brasileira em duas Conferências das Partes da ONU e já ocupou os cargos de presidente do IBGE, do Instituto Pereira Passos e do Jardim Botânico do Rio, além de diretor de planejamento e da área social do BNDES. Os entrevistadores serão o escritor e jornalista Roni Lima, a jornalista Roberta Jansen, ambos especialistas em Meio Ambiente, além das jornalistas e conselheiras Zezé Sack e Vera Perfeito, da área cultural da ABI. Assista no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

Besserman

O economista e ecologista carioca Sergio Besserman estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992, tendo participado do Executive Program On Climate Change & Development, no Harvard Institute for International Development, da Universidade de Harvard.

Em 2010, foi designado pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para presidir o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio + 20 e em 2014 e para o assessoramento do Prefeito no exercício da Presidência do C40. Ganhou Prêmio Jornalista & Cia/ HSBC na categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade e, em 2013, também na categoria o prêmio da revista Amanhã o “Faz a Diferença” das Organizações Globo.

Entrevistadores

 

Besserman será entrevistado pela jornalista e produtora cultural da ABI, Zezé Sack, que foi também da TVE onde produziu o Sem Censura e ainda o Observatório da Imprensa. E pelos jornalistas Roberta Jansen e Roni Lima, especialistas em Meio Ambiente.

Roberta Jansen é repórter especializada em Ciência, Saúde e Meio Ambiente. Trabalhou em O Globo e agora no Estado de São Paulo. Integrou ainda a coordenação da internacional da GloboNews.

Roni Lima trabalhou no JB, Veja e Folha de São Paulo, sendo um dos primeiros repórteres no Rio a cobrir a temática ambiental. Com 40 anos de profissão foi assessor de Comunicação do ex-Ministro e ex- Secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio Carlos Minc, tendo cinco livros publicados, a maioria sobre fenômenos espirituais.