ABL inaugura série de eventos culturais


02/08/2010


A Academia Brasileira de Letras (ABL) promove neste mês de agosto uma série de importantes eventos culturais, que incluem debates sobre poesia; o lançamento de novas obras da “Série Essencial” sobre autores Acadêmicos; além de eventos sobre MPB começando com uma homenagem a Vinicius de Morais.
 
Nesta terça-feira, dia 3, às 17h30, a ABL inaugura o “Ciclo poesia, letra e música”, sob coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin, que será também o palestrante do primeiro tema em debate: “Chico Buarque: a poesia no chão”.
 
O ciclo terá mais três conferências que serão realizadas nos dias 10, 17 e 24 de agosto, respectivamente, com os temas “Noel Rosa, o letrista”; “Vinicius e Chico, dois emblemas”, e “MPB e Tropicalismo”.
 
As palestras do Ciclo acontecerão sempre às terças-feiras, no horário das 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson, nº 203, Castelo, Rio de Janeiro.  
 
Na conferência de abertura, Antonio Carlos Secchin debaterá as considerações do poeta Manuel Bandeira sobre poesia para, em seguida, analisar o tema a partir das letras de Chico Buarque, especificamente em  “As vitrines”, de 1981.
 
Segundo o Acadêmico, o Ciclo vai-se desenvolver em torno de algumas das questões que vêm ocupando a atenção de vários críticos e pesquisadores:
— Vamos abordar a relação entre o poema e a letra de música e a contribuição de grandes vultos do século XX para a formação do cânone da poesia brasileira contemporânea, declarou Antonio Carlos Secchin.
 
Obras literárias/B>
 
Ainda na terça-feira, às 18h30, no Petit Trianon, também em sua sede, a ABL, em parceria editorial com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, realiza o lançamento de 15 obras da “Série Essencial”. Entre os escritores retratados pela Coleção figuram Euclides da Cunha, Álvares de Azevedo, Cyro dos Anjos, Gonçalves Dias e João Cabral de Melo Neto.
 
Inaugurada em 2009, a “Série Essencial” resgata a história de cada um dos ocupantes das 40 cadeiras da Academia desde a sua fundação, em 1897. Projetados no formato de bolso, cada volume tem 68 páginas e descreve, de forma resumida, a vida e a obra dos escritores que pertenceram ou pertencem à Academia.
 
Shows musicais
 
No dia 4 de agosto, reestréia a série “MPB na ABL” com o show do cantor e compositor Carlos Lyra em homenagem a Vinicius de Moraes. O evento será às 12h, no Teatro R. Magalhães Jr., da Academia. A entrada é franca. A apresentação do espetáculo estará a cargo do jornalista e escritor Ricardo Cravo Albin.
 
O roteiro do evento, que conta com a parceria do Instituto Cultural Cravo Albin, foi desenvolvido por Carlos Lyra especialmente para a apresentação na ABL. Outra novidade é que a homenagem incidirá com a celebração dos 30 anos de morte do poeta e diplomata, ocorrida no dia 9 de julho de 1980, e por sua promoção post mortem a Embaixador do Brasil, em ato solene que será realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília, em 16 de agosto.
 
Compositor, violonista e intérprete Carlos Lyra compôs grandes sucessos da Bossa Nova com o amigo e parceiro Vinicius de Morais, entre os quais “Minha namorada”, “Primavera”, “Coisa mais linda”, “Carioca” e “Você e eu”.
 
Em 2005, Carlos Lyra lançou um documentário com Roberto Menescal sobre a bossa nova chamado “Coisa mais linda”, que mostra o período mais fértil da parceria com Vinicius, entre os anos 50 e 60. A programação completa dos eventos na ABL está disponível no site da Academia, cujo endereço aletrônico é www.academia.org.br.