Ataque cibernético tira
redes sociais e sites do ar


24/10/2016


Dois ataques cibernéticos em massa inutilizaram ao longo desta sexta-feira as redes sociais Twitter e Spotify e de outras empresas, como o jornal Financial Times.

Segundo  o jornal El País, o crime foi classificado como negação de serviço, também conhecido como DDoS na sigla em inglês, causando problemas de conexão em todo o mundo, especialmente na costa leste dos Estados Unidos.
Os sites do Ebay, Reddit, Shopify, Airbnb e SoundCloud, e outros meios de comunicação, como o The New York Times e The Verge, também foram inutilizados.

De acordo com a Reuters, o governo dos EUA está analisando “todas as possíveis causas”. Os hackers direcionaram seus ataques contra a empresa Dyn, um dos principais fornecedores de endereços DNS para outros sites e serviços. A empresa confirmou a origem do ataque às 11h10 GMT e garantiu que os seus servidores voltaram ao normal duas horas depois. Porém, o segundo ataque, que começou às 15h52 GMT (às 13h52 de Brasília) e ainda está em curso, já causou problemas de acesso aos usuários europeus. No Brasil, o acesso ao Twitter ficou instável.´

O ataque, programado em várias fases, durou quase 11 horas.É a mais grave ocorrência do tipo nos últimos dez anos, tendo afetado mais de um bilhão de clientes no mundo inteiro, embora tenha se limitado inicialmente aos da Costa Leste dos Estados Unidos.