Associação Brasileira de Imprensa lança Selo ABI, nesta terça-feira, em evento online


11/07/2023


Por Alessandra Scangarelli, em Revista Intertelas

Nesta terça-feira, dia 11 de julho, a Associação Brasileira de Imprensa estará lançando oficialmente o Selo ABI em evento online, às 16h, que será transmitido pelo Canal ABI TV no YouTube. Na ocasião, o Selo ABI apresentará as obras “Múltiplas vozes: perspectivas jornalísticas”, organizado em conjunto com a Editora da UTFPR (EDUTFPR) (clique aqui para baixar o livro gratuitamente), e “Um Porto Seguro para as Elites: Varnhagen e as Origens do Conservadorismo Brasileiro” (R$ 38,00, para adquirir entre em contato com o Whatsapp 21-996019177), do autor Marcelo Barbosa, que será publicado pela editora Odoyá.

Organizado pelas autoras Maria Luiza Busse, jornalista, semióloga e, atualmente, diretora de cultura e lazer da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), e Maurini de Souza, jornalista, professora e, atualmente, diretora de gestão da comunicação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Múltiplas vozes: perspectivas jornalísticas, em formato de e-book, reúne relatos de jornalistas com mais de 40 anos de experiência sobre suas reflexões sobre o jornalismo nas áreas de tecnologia, artes, política, economia e educação. O livro é a primeira publicação a receber o Selo ABI.

“A parceria entre UTFPR e ABI é um exemplo de possibilidades entre grandes instituições brasileiras. Um livro que reúne jornalistas experientes de vários lugares do país, com temas diversos sobre o Brasil, é um presente para a sociedade”, afirma Maurini de Souza. Para a professora, as duas instituições, nesta publicação, demonstraram o intuito de participar da vida pública do país, em todo e qualquer momento em que “a falsa informação queira sobrepor-se, em quaisquer meios, à comunicação responsável e que sustenta a democracia”.

Já segundo Maria Luiza Busse, o primeiro livro do Selo ABI é uma obra coletiva e que só foi possível de realizar com a colaboração efetiva da UTFPR. “Isso confirma a importância da universidade pública e da existência da ABI, entidade comprometida com as causas públicas relacionadas à soberania nacional e aos internacionalismos que tratam das liberdades que dizem respeito à propagação da verdade dos fatos. O livro traduz o esforço concentrado de reunir informação e conhecimento, pilares básicos para a formação e consolidação de uma sociedade com autonomia para escrever sua própria história”, completa Maria Busse.

A obra “Um Porto Seguro para as Elites: Varnhagen e as Origens do Conservadorismo Brasileiro” é a segunda publicação a ser contemplada no evento e percorre o ambiente de ideias do século XIX, em especial as concepções de um dos principais – se não o principal – arquiteto da ordem oligárquica no Brasil: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro (1816-1878). Antes, porém, de passar em revista às propostas desse fiel servidor da Monarquia, o estudo oferece uma aproximação ao termo conservadorismo, detendo-se ainda sobre as origens europeias do conceito e sua recepção em terras brasileiras por publicistas tão diversos entre si como José de Alencar, Cayru, Bernardo Pereira de Vasconcellos, o Visconde de Uruguai, entre muitos outros.

Nas conclusões da obra, o autor enumera as dificuldades de reprodução atuais do projeto conservador, a exemplo da crescente oposição da sociedade brasileira a uma agenda discriminatória em relação aos direitos de mulheres, negros e grupos lgbtqia+, bem como, em plano distinto, a concorrência feita ao ideário tradicionalista por outras linhas de pensamento no campo das elites, em especial, o neoliberalismo das frações mais modernas do empresariado.