Após dois anos de prisão provisória, fotógrafo egípcio será julgado dia 17


Por Claudia Sanches*

14/08/2015


free shawkan6 (1)

A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pede libertação imediata do repórter fotográfico egípcio Mahmoud Abu Zeid e a retirada de todas as acusações contra ele em sua próxima aparição no tribunal em 17 de agosto de 2013, quando está completando três anos em detenção provisória.

Conhecido pelo pseudônimo de  “Shawkan”, Mahmoud Abu Zeid , 28, foi detido na penitenciária de Tora, no Cairo em 14 de agosto de 2013, cobrindo confrontos entre as forças de segurança e o deposto presidente Mohamed Os partidários de Morsi em Rabiaa Al-Awadiya Square.

Segundo o diretor do programa Lucie Morillon o jovem fotojornalista está frágil, sua saúde piorou de forma constante por causa das condições a que foi exposta na prisão nos últimos dois anos:

— Ele foi submetido a um dos mais longos do período de detenção provisória na história do Egito, tendo passado mais de 700 dias de prisão sem acusações formais contra ele. Esta situação intolerável deve acabar de uma vez. Ele deve ser libertado sem mais delongas.

Exausto física e psicologicamente, Zeid tem comparou sua situação atual com “um buraco negro no qual todas as coisas se assemelham a um ao outro e tudo é escuro”.

Em uma recente mensagem escrita em sua cela, ele disse que “O jornalismo tornou-se um crime no Egito de hoje. Um jornalista pode ser condenado à prisão perpétua ou pode passar anos em prisão preventiva. O Egito é o único país onde os jornalistas são considerados como atores políticos”.

Zeid tem hepatite, que está ficando cada vez pior por causa das péssimas condições das prisões, a falta de acesso a cuidados médicos e os maus-tratos a que foi submetido.

Com pelo menos 15 jornalistas atualmente detidos apenas por fazer o seu trabalho, o Egito é o quarto maior prisão do mundo para os profissionais de mídia (depois da China, Eritréia e Irã). É classificado para fora 158 dos 180 países em 2015 os Repórteres Sem Fronteiras índice de liberdade de imprensa.

Fonte: CPJ (Comitê de Defesa dos Jornalistas, em português)