Anuário da Justiça 2010 é lançado no STF


11/03/2010


Em evento promovido na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, foi lançado na noite desta quarta-feira, 10 de março, o Anuário da Justiça 2010, publicação do grupo Conjur Editorial, responsável pela revista eletrônica Consultor Jurídico. A cerimônia de lançamento contou com a presença dos ministros de tribunais superiores, tais como o Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar.

Compareceram também diversas autoridades e membros do Poder Judiciário, como desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, ministros de Estado, parlamentares, juristas, jornalistas, pesquisadores e empresários.

A iniciativa foi saudada pelo Presidente da Corte Suprema, Ministro Gilmar Mendes, que disse que a edição contribui para o conhecimento o Poder Judiciário, incluindo as atividades do STF e dos demais tribunais superiores do País:
— O Anuário da Justiça dá uma contribuição decisiva para que conheçamos o Poder Judiciário, de forma adequada, na visão, na análise e na crítica de um jornalismo especializado, afirmou o Presidente do STF.

Gilmar Mendes

O Ministro Gilmar Mendes destacou que o Anuário constitui uma ferramenta importante, para que as informações sobre o trabalho desenvolvido nos tribunais não saiam truncadas. Disse que esse tipo de trabalho jornalístico deveria contar com o apoio de toda classe do Judiciário, que deve incentivar iniciativas do gênero, porque contém indicadores e elementos de aferição do trabalho dos juízes e ministros dos tribunais superiores:
— Queremos, de fato, que haja base científica para esse trabalho, para que tenhamos medidores consistentes da qualidade do trabalho do Judiciário”, afirmou Gilmar Mendes.

Segundo o Presidente do STF, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a publicação tem papel relevante no levantamento de indicadores e dados que auxiliem no entendimento do Judiciário: “A exemplo do que o CNJ busca fazer por meio do Justiça em Números”, completou o ministro.

Márcio Chaer, editor responsável pela Consultor Jurídico disse que para produzir o Anuário da Justiça durante todo o ano passado manteve uma equipe acompanhando o funcionamento do Judiciário, com atenção especial voltada para o STF e os tribunais superiores.

Segundo Chaer, para que o trabalho alcance um bom resultado, há a colaboração de assessores, técnicos, advogados que atuam junto aos tribunais, integrantes do Ministério Público, além de pesquisadores do setor.

Esta é quarta edição consecutiva do Anuário da Justiça. A publicação é produzida por uma equipe de 30 profissionais da área de jornalismo e marketing, com o apoio institucional da Faap — Fundação Armando Álvares Penteado.
O número recém-lançado traz comentários sobre as 300 novas leis federais aprovadas pelo Congresso em 2009, com destaque para aquelas que mais diretamente atingem o Judiciário.

O capítulo dedicado às instituições que operam junto ao Judiciário ressalta as atividades do Conselho Nacional de Justiça. Como novidade o Anuário estreou uma seção com destaque para as realizações da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Anuário da Justiça 2010 será vendido nas principais bancas de jornais, mas pode ser comprado pela internet no endereço eletrônico http://www.conjur.com.br/loja/produto/anuario-justica-2010-reserve.