Alunos da Facha homenageiam centenário da ABI no JL


06/08/2008


O Jornal Laboratório (JL), editado por alunos da unidade Méier da Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso), festejou o centenário da ABI em recente edição.

A matéria, realizada por Aline Sá, estudante do curso de Jornalismo, começa resgatando a história da Associação Brasileira de Imprensa e de seu fundador, Gustavo de Lacerda: “A primeira sede da ABI foi no sobrado do imóvel onde funcionava a Caixa Beneficente dos Empregados do jornal O Paiz, no Centro do Rio. A Associação enfrentou dificuldades e até hostilidades por parte de alguns críticos que diziam que era composta por malandros chefiados por um anarquista perigoso.”

O esforço do fundador na união da classe, destaca o texto, ganhou o reforço do jornalista e advogado Barbosa Lima Sobrinho — que presidiu a entidade de 1926 a 1927; de 1930 a 1932; e de 1978 a 2000 — e a determinação de Herbert Moses — Presidente entre 1931 e 1964 — essencial para a construção da atual sede da instituição, na Rua Araújo Porto Alegre.

A matéria segue destacando o papel da ABI na construção da democracia no País e na luta pela liberdade de imprensa, citando a decisiva participação da entidade em relevantes momentos da história brasileira. Depoimentos de alunos lembram a importância de os jornalistas se associarem à Casa, para dar continuidade à tradição centenária de luta pelas liberdades.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012