Câmara de Manaus e Deputado gaúcho saúdam a ABI


19/05/2008


O Presidente da Câmara Municipal de Manaus, Vereador João Leonel de Britto Feitoza, encaminhou à Associação Brasileira de Imprensa cópia da moção de parabenização nº 0076/2008, de autoria do Vereador Amauri Batista Colares e aprovada em plenário, na qual se manifesta a saudação da Casa Legislativa pela passagem do 100º aniversário de fundação da entidade, comemorado em 7 de abril.

Citando os princípios institucionais sobre os quais Gustavo de Lacerda fundou a ABI, Amauri Colares, na sua justificativa, faz um breve histórico da trajetória da Casa do Jornalista e ressalta que a entidade jamais deixou de cumprir seus objetivos originais, ainda que tenha tido que se adaptar ao longo do tempo: “Seus estatutos foram ajustados às diversas situações socioeconômicas da indústria jornalística”, escreveu o Vereador.

Destacando a atuação da ABI ao longo de seus cem anos, Amauri Colares lembrou um pensamento do ex-Presidente da Casa Fernando Segismundo, manifestado em 1969, quando disse que, “além das finalidades fundamentais, a associação deve interpretar o pensamento, as aspirações, os reclamos, a expressão cultural e cívica de nossa imprensa; preservar a dignidade profissional dos jornalistas”.

O Vereador deixa claro que a história da ABI sempre foi marcada pelos princípios assinalados Segismundo, de estimular entre os jornalistas o sentimento de defesa do patrimônio cultural e material da Pátria, “realçando a atuação da imprensa nos fatos da nosso história, e colaborar em tudo que diga respeito ao desenvolvimento intelectual do País”.

Mais parabéns

De Brasília, também pelas comemorações do centenário da ABI, o Deputado gaúcho Afonso Hamm (PP) encaminhou ofício à Casa, no qual destaca o papel que a Associação vem cumprindo na história do País, sem relaxar no cumprimento de seus objetivos e no empenho pela defesa dos direitos jornalísticos. “É uma instituição que presta serviços às comunidade e busca aprimorar a qualidade da informação”, define o Deputado.