Muitos festejos nos cem anos da Associação


26/03/2008


Um concerto com a interpretação de obras de Villa-Lobos com arranjos jazzísticos vai abrir às 12h30 da próxima terça-feira, 1º de abril, no Palácio Itamaraty do Rio, as comemorações do centenário da Associação Brasileira de Imprensa, que transcorre no dia 7. A apresentação do quarteto Bruce & Villa’s Voz — Bruce Henri (contrabaixo), Leo Ortiz (violino), Fernando Moraes (piano) e Ricardo Costa (percussão e bateria) — será aberto ao público, com entrada franca. O recital integra o projeto Música no Museu, da Casa França-Brasil, cujo ex-Presidente e Embaixador Marcos Azambuja teve a iniciativa de dedicá-lo aos cem anos da ABI.

A primeira semana da programação do centenário inclui ainda uma sessão da Academia Brasileira de Letras em homenagem à ABI, às 17h30 da quinta-feira, dia 3, no Petit Trianon, e o “Show do centenário”, com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, e de Paulinho da Viola, às 20h do dia 7, no Teatro Municipal do Rio. A essa sessão de gala estarão presentes o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governador Sérgio Cabral e outras personalidades de diferentes setores da sociedade, entre as quais dezenas das cerca de 180 que aceitaram o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI. 

ABL, ANISTIA, SELO

A sessão especial da Academia Brasileira de Letras será dedicada a homenagear ex-presidentes da ABI, a começar por seu fundador, o catarinense Gustavo de Lacerda, cuja trajetória será descrita por seu biógrafo, o jornalista e escritor Moacir Pereira, que virá de Florianópolis especialmente para o ato. A seguir, o jornalista, professor e historiador Fernando Segismundo, único ex-Presidente da ABI vivo, falará sobre Herbert Moses, com o qual começou a trabalhar muito jovem, em 1936; Villas-Bôas Corrêa, decano da crônica política do País, discorrerá sobre Prudente de Moraes, neto, com o qual trabalhou na reportagem política desde o fim dos anos 40; Cícero Sandroni, Presidente da Academia, prestará homenagem a Barbosa Lima Sobrinho, que foi três vezes Presidente da ABI, a última de 1978 a 2000, ano de sua morte, e teve Sandroni como um dos principais companheiros de Diretoria. Encerrando a sessão, o acadêmico, jornalista e escritor Murilo Mello Filho falará sobre a atuação da ABI ao longo desses cem anos. 

No dia 4, a partir das 10h, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realiza na sede da ABI uma sessão de julgamento de processos de jornalistas e viúvas de jornalistas — entre as quais as de George de Barros Cabral, Julieta Moreira Cabral, e Octávio Malta, Rosa Gomes Malta, ambas de 84 anos. O Ministro Tarso Genro fará a abertura do ato, que será conduzido pelo Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Júnior. 

No dia 6, às 18h15, no Hipódromo da Gávea dp Jockey Clube Brasileiro, Páreo Centenário da Associação Brasileira de Imprensa, 8º da tarde-noite turfística, que inclui o Grande Prêmio Zélia Peixoto de Castro e o Grande Prêmio Antonio Joaquim de Castro Júnior.

No dia 7, às 11h, no Edifício Herbert Moses (Rua Araújo Porto Alegre, 71), sede da ABI, será lançado o selo comemorativo do centenário, em ato com a presença do Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Carlos Henrique Custódio, que virá de Brasília para a solenidade. A emissão foi determinada pelo Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa. O selo põe em relevo a figura do fundador Gustavo de Lacerda e a imagem da sede da ABI, primeiro marco da moderna arquitetura brasileira, construído entre 1936 e 1938 e tombado em 1984 pelo Instituto do Patimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

SHOW DO CENTENÁRIO

Também no dia 7, às 20h, no Teatro Municipal do Rio, haverá o “Show do centenário”, com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky, e de Paulinho da Viola. A essa sessão de gala estarão presentes o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governador Sérgio Cabral e outras personalidades de diferentes setores da sociedade, entre as quais dezenas das cerca de 160 que aceitaram o convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da ABI. 

OUTROS EVENTOS

A programação do Centenário se estenderá até março de 2009, com iniciativas como exposições, seminários e edição de obras. Nas primeiras semanas, acontecerão os seguintes eventos: 

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

Dia 8 de abril, às 22h30, na TV Brasil do Rio de Janeiro, com transmissão para outras emissoras públicas de televisão, o programa “Observatório da imprensa” será dedicado à ABI e sua história. Apresentação: Alberto Dines.

BIBLIOTECA NACIONAL

Dia 9 de abril, às 16h, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, abertura do Ciclo 2008: Estudos Comemorativos do Projeto Quarta às Quatro, com exposição do tema “Os cem anos da Associação Brasileira de Imprensa”, pelo Presidente da ABI, jornalista Maurício Azêdo.

OAB-RJ

Dia 10 de abril, às 16h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção do Estado do Rio de Janeiro, homenagem à ABI durante a sessão do Conselho Seccional da OAB-RJ.

ALERJ

Dia 11 de abril, às 18h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, sessão solene de entrega à ABI da Medalha Tiradentes, concedida por proposta do Deputado André do PV. 

BIBLIOTECA NACIONAL

Dia 16 de abril, às 16h, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, segunda sessão do Projeto Quarta às Quatro dedicada aos cem anos da ABI, tendo como conferencista o jornalista Villas-Bôas Corrêa. 

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Dia 16 de abril, às 18h30, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sessão solene de entrega à ABI do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, concedidas por requerimento de autoria do Vereador Stepan Nercessian (PPS), também autor do requerimento de realização da sessão.

ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS

Dia 17 de abril, sessão especial da Academia Paulista de Letras em homenagem ao centenário da ABI. 

SENADO FEDERAL

Dia 24 de abril, às 10h, no Senado Federal, Sessão Solene em homenagem à ABI, convocada por iniciativa do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). 

CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA

Dia 25 de abril, Homenagem do Conselho ao Centenário da ABI, com a participação do jurista Dalmo de Abreu Dallari.

IMPRENSA NACIONAL

Dia 28 de abril, na Imprensa Nacional em Brasília, Palestra do Presidente da ABI sobre os 200 anos de Imprensa, 200 de jornalismo: passado presente e futuro, como parte do ciclo A Imprensa discute a Imprensa.

CÂMARA DOS DEPUTADOS 

Dia 29 de abril, às 10h, na Câmara dos Deputados, realização da III Conferência Legislativa de Liberdade de Imprensa, em comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), instituído pela Unesco. A iniciativa é da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, com co-patrocínio da ABI. O tema é “A nova Lei de Imprensa”.

ABI

Dia 5 de maio, Seminário Mídia, Segurança e Direitos Humanos na Sala Belizário de Souza em comemoração ao centenário da Casa e ao 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

ABRAJI

Dia 8 de maio, às 19h30, no Teatro Ney Soares (Rua Diamantina, 463 — Lagoinha — Belo Horizonte-MG), cerimônia de abertura do III Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Este ano, o evento, que estenderá até o dia 10, é dedicado ao centenário da ABI.

PROGRAMA DO JÔ

Dia 13 de maio, entrevista do Presidente da ABI.

PRÊMIO PERSONALIDADE DA COMUNICAÇÂO

Dia 14 de maio, entrega do Prêmio Personalidade Comunicação 2008, ao Presidente da ABI Maurício Azêdo e ao Vice-Presidente Audálio Dantas, como homenagem ao centenário da ABI no 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa. 

CONSELHO FEDERAL DA OAB

Dia 19 de maio, no plenário do terceiro andar do edifício-sede da Ordem dos Advogados do Brasil (SAS, Lote l, Bloco M — Brasília-DF), homenagem do Conselho Pleno da OAB ao centenário da ABI. O Conselheiro Vitalício Marcello Lavénère Machado, ex-Presidente do Conselho Federal da Ordem, fará a saudação oficial em nome da instituição. 

ADESG

DIA 29 de maio, Almoço na Adesg em homenagem ao centenário.

REVISTA DO TURISMO

Dia 12 de junho, às 20h, a Associação Brasileira de Imprensa receberá Menção Especial na solenidade de entrega do Prêmio Destaques de Turismo, da Revista do Turismo, que em 2008 chegou à 17ª edição. A cerimônia será realizada no Centro de Convenções da Firjan, na Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio de Janeiro. 

CLUBE DE ENGENHARIA

Dia 26 de junho, homenagem à ABI no almoço mensal do Clube de Engenharia.

LIVRARIA DA TRAVESSA

Dia 27 de junho, às 19h, lançamento do volume 1 da Edição Especial do Centenário do Jornal da ABI

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Dia 30 de junho, palestra do jornalista e escritor João Carlos Rodrigues como parte das comemorações do centenário e lançamento da edição da revista Almanaque das Letras dedicada a João do Rio.


ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE IMPRENSA /FONT>

Dias 5 e 6 de agosto, programação comemorativa do 40º aniversário da ACI e do centenário da ABI, com solenidades na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e na Câmara Municipal de Florianópolis.

Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Dia 27 de agosto, sessão especial em homenagem ao centenário da ABI.