ABI: Voto eletrônico
saiba como votar


24/06/2019


A Comissão Eleitoral comunica que, nesta quinta-feira, 27 de junho, serão realizadas as Eleições de 2019 da Casa do Jornalista, das 10 às 20 horas, no 9º Andar da sede nacional, à Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro. A votação eletrônica será realizada através da internet. Há três Chapas inscritas na disputa: Chapa 1 ABI para Todos, Chapa 2 ABI: Luta pela Democracia e Chapa 3 Barbosa Lima Sobrinho.

Os associados que residem fora do município do Rio de Janeiro ou do Estado, poderão votar por e-mail através do processo eletrônico. Os sócios adimplentes receberão uma senha pessoal e intransferível em seu e-mail no dia da votação.

Você deverá acessar o site da ABI (www.abi.org.br) para votar. Ao entrar no site, você deve clicar na caixa “ELEIÇÕES 2019”. Vão aparecer as seguintes telas, na sequência abaixo.

1) Na primeira tela, o associado deverá colocar seu CPF, o número de matrícula e o seu código/senha. Por questões de segurança, este código/senha será gerado de maneira aleatória. Embaixo desta tela aparecerá uma caixinha com a expressão “entrar”. Clicando nela, você será encaminhando para o segundo passo.

2) Nesta segunda tela, você encontrará quatro opções para a sua escolha: São as três chapas que concorrem ao pleito, e votos nulos/brancos. Os nomes das três chapas estarão representados pelos números e pelos seus nomes de campanha. Sendo que a 1 aparecerá como “ABI para Todos”, a 2 como “ABI: LUTA PELA DEMOCRACIA” e a 3 “Barbosa Lima Sobrinho”. Feita a escolha, você terá que confirmá-la teclando na caixinha “votar”.

3) Na terceira tela, você receberá a confirmação do seu voto. Aparecerá o seu nome e um número de protocolo. Com isso, o processo de votação estará finalizado.

4) Aconselha-se a anotar o número deste protocolo. Ele vai permitir que você verifique, numa quarta tela, a chapa que mereceu o seu voto. Esse procedimento de verificação também poderá ser feito através do site oficial da ABI.

5) Digitando o número de seu protocolo e clicando no botão “Verificar” você deverá rever a sua opção de voto.

 

Orientação aos eleitores:

• A base de todo o sistema de votação eletrônica será o e-mail (endereço eletrônico) registrado no cadastro da associação. Caso ele contenha erro de digitação, o associado ficará impedido de usar o meio eletrônico.

• No dia da eleição, os telefones (21) 22821292 e (21) 22408669 estarão à disposição para ajudá-lo.

• O associado que votar pelo processo eletrônico não poderá votar presencialmente e vice-versa.