ABI participa de debate sobre o cenário da imprensa nacional


30/04/2014


forum

A 6ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia, promovida pela revista e portal IMPRENSA, será realizada na terça-feira, dia 6, no Museu da Imprensa Nacional, no Auditório Setor de Indústrias Gráficas(SIG), em Brasília (DF). O objetivo do evento, que contará com a presença do presidente da ABI, jornalista Tarcísio Holanda, é debater o panorama da liberdade de imprensa no Brasil. A participação no fórum é gratuita e as vagas limitadas.

Durante o encontro o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) lançará o Relatório Especial sobre a Liberdade de Imprensa no Brasil, com a participação de Maria Teresa Ronderos, diretora do CPJ, e de Carlos Lauría, Coordenador do Programa das Américas da entidade, que vão debater questões relacionadas à violência contra jornalistas, a impunidade, a censura e as medidas implementadas pelo governo brasileiro neste contexto.

Além da ABI, foram convidados representantes da Imprensa Nacional, Associação Brasileira de Empresas de Rádio e TV(ABERT), Associação Nacional de Editores de de Revistas(ANER), Associação Nacional dos Jornais(ANJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional dos Jornalistas(Fenaj) e Organizações Globo para a discussão relacionada às ameaças à liberdade de imprensa no Brasil e aos procedimentos de segurança na cobertura jornalística, entre outros temas.

O painel que vai debater as ameaças ao livre exercício da profissão de jornalista, contará com os seguintes palestrantes: Senadora e jornalista Ana Amélia Lemos(PP-RS), Ivo Herzog, filho do jornalista Vladmir Herzog, torturado e morto nos porões da ditadura de 1964; Tânia Lopes Muri, irmã do jornalista Tim Lopes, torturado e morto por traficantes do Complexo do Alemão durante uma pauta investigativa;  e da jornalista Vanessa Andrade, filha do cinegrafista da Band Santiago Andrade, morto ao ser atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de uma manifestação no Centro do Rio.

Violência

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) apresentará uma pesquisa sobre os casos de violência contra profissionais de imprensa desde o início dos protestos realizados em todo o Brasil a partir de junho de 2013. O estudo reuniu depoimentos de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas agredidos, presos e/ou hostilizados nas ruas por manifestantes e por policiais.

O material será publicado como um guia prático para ampliar a segurança dos profissionais de imprensa na cobertura de determinados eventos.

Serviço

VI Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia

Data: 6 de maio de 2014

Local: Museu da Imprensa Nacional – auditório SIG (Setor de Indústrias Gráficas)  quadra 6 – lote 800 – Brasília-DF