Comissão da Verdade do Rio de Janeiro toma posse


08/05/2013


Wadih Damous empossado presidente da Comissão Estadual da Verdade, ao lado de Rosa Cardoso, integrante da Comissão Nacional. (Fotos: Douglas Shineidr / Jornal do Brasil)

Wadih Damous empossado presidente da Comissão Estadual da Verdade, ao lado de Rosa Cardoso, integrante da Comissão
Nacional. (Fotos: Douglas Shineidr / Jornal do Brasil)

Tomou posse, na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro – OAB-RJ, no Centro do Rio. O grupo é presidido pelo ex-presidente da seccional fluminense da ordem, Wadih Damous, e terá o objetivo de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos à violações de direitos humanos praticadas no período da ditadura militar.

A cerimônia contou com a participação da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e do Governador do Estado, Sérgio Cabral. O vice-presidente OAB, Ronaldo Cramer, comentou sobre a importância da instituição para os trabalhos a ser desenvolvidos pela comissão.

“A comissão terá muito trabalho porque no Rio de Janeiro aconteceu boa parte dos crimes da ditadura. A OAB do Rio estará à disposição da comissão” disse Cramer.

No discurso de posse, Damous anunciou a criação do programa ‘Testemunhas da Verdade’, que tem por objetivo colher depoimentos de pessoas que foram alvo de torturas durante a ditadura militar. O primeiro depoimento, segundo Damous, está marcado para o próximo dia 23.

A depoente será a professora Dulce Pandolfi, atual pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Dulce foi presa durante o regime militar e serviu de cobaia no treinamento de torturadores. “Os professores ensinavam todos os tipos de tortura e Dulce foi a escolhida para sofrer todo tipo de barbaridade”, disse Wadih Damous.

Governador Sérgio Cabral, a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, os secretários de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner e de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira e o presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, na Posse da Comissão da Verdade do Rio. (Crédito: Shana Reis/ Agência Rio de Notícias)

Governador Sérgio Cabral e a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência Maria do Rosário estiveram presentes na posse da Comissão Estadual da Verdade do Rio. (Crédito: Shana Reis/ Agência Rio de Notícias)

O objetivo da Comissão Estadual da Verdade é acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da Verdade nos exames e esclarecimentos as graves violações de direitos humanos praticadas no período entre 1946 e 1988, contribuindo para a efetivação do direito à memória e à verdade histórica.

A Comissão conta com apoio administrativo e financeiro da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Também contará com uma sala no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, para fazer a consulta aos documentos preservados no local.

Veja abaixo quem são os outros integrantes da Comissão Estadual da Verdade.

Álvaro Machado Caldas

Professor da Faculdade de Comunicação da PUC/RJ; jornalista com atuação em diversos jornais de circulação nacional.

Eny Raimundo Moreira

Coautora do livro “Brasil nunca mais”, é presidente e fundadora do Comitê Brasileiro pela Anistia.

Geraldo Cândido da Silva

Presidente do Sindicato dos Metroviários de 1981 a 1987, foi Senador em 1999. Integra o Coletivo-RJ Memória, Verdade e Justiça, representando a Associação Nacional dos Anistiados Políticos, Aposentados e Pensionistas (Anapap).

Marcelo Cerqueira

Deputado federal em 1986, defendeu centenas de acusados com base na Lei de Segurança Nacional entre 1968 e 1978. Hoje é professor da UFF; procurador-geral do Incra; procurador-geral do Cade e procurador-geral da Alerj.

Nadine Monteiro Borges

Primeira coordenadora do Brasil na Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA. É doutoranda pela UFF.

Texto: Igor Waltz

*Com informações da Agência Rio de Notícias e do Jornal do Brasil.