Eleições na ABI: até agora já votaram mais de 250 sócios


16/05/2019


Até às 19 horas desta quinta-feira (16/05), mais de 250 sócios já votaram. A votação acontece num clima de grande confraternização, em mais uma eleição na Casa do Jornalista. Três chapas concorrem à eleição: Uma ABI para todos, ABI: luta pela democracia e Barbosa Lima Sobrinho. O pleito começou às 10h e termina às 20h.

O jornalista e ex-deputado federal Miro Teixeira, compareceu à urna e defendeu a unidade na ABI. “É preciso arrumar a casa. Os jornalistas devem se reunir para que a entidade possa defender as grandes causas nacionais. Quem não ganhar hoje não deve se sentir derrotado, mas vencedor dessa missão de estar trabalhando pela Casa do Jornalistas e deve permanecer na entidade. O Brasil precisa desta ABI combativa”.

A mesa é constituída pelo presidente da Assembleia Geral Ordinária (AGO) Fichel Davit Chargel, o primeiro e segundo secretários, Marcus Miranda e José Sérgio Rocha, respectivamente, e pelo diretor do Clube de Engenharia Fernando Tourinho, observador externo convidado.

Depoimentos

Siro Darlan

 “Quero ver a ABI ocupando o espaço dela como referência das liberdades de direito e expressão. A ABI não pode continuar se apequenando. Esse não é o perfil da Casa, que nasceu para liderar, defender as democracias e os direitos fundamentais. Ela dever servir à sociedade, ao povo, de onde emana todo o poder”.

 Antônio Lago

“Que a ABI cumpra seu papel na defesa da democracia e abra as portas para a categoria.”

Analea Rego

“O processo eleitoral vai fortalecer a entidade e fazer com que ela volte a ter relevância do passado, na defesa da democracia e dos direitos humanos.”

Ivan Proença

“Enfim, eleições democráticas na ABI hão de consolidar a própria história sócio-política da associação. A ABI voltará, por certo, aos tempos em que, junto à OAB, ao Clube de Engenharia e à Diocese, atuava nos diferentes quadros ativistas da política brasileira, inclusive proporcionando aos associados eventos  de MPB, do tempo em que também, mantinha o sexto andar com clima de uma equipe de médicos e dentistas à disposição dos jornalistas associados.”

Paulo Totti

“Penso que a ABI deve aos poucos voltar aos velhos tempos e tenha como um dos objetivos principais  atrair a juventude. Um dos pontos fundamentais é utilizar também a experiência de jornalistas que já sofreram na ditadura, para que esses episódios da nossa história nunca mais se repitam na nossa história. Outra questão fundamental é a liberdade de expressão, que deve ser extensa ao jornalismo digital.”

Fernando Loureiro

“Espero renovação com foco nos estudantes de jornalismo, que nos dias de hoje não sabem mais o que é a ABI. Precisamos acolher esses jovens através de eventos, como as Segundas-feiras culturais, encontros realizados semanalmente na Casa quando eu era estudante de jornalismo.”

Galeria de foto: