Polícia derruba memorial em homenagem aos 28 mortos na chacina do Jacarezinho!


11/05/2022


Publicado no Portal Favelas e no Instagram do Noticia Preta

O Memorial das vítimas da chacina do jacarezinho não durou uma semana na favela. Sem qualquer justificativa, policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, a Core, usaram marretas e um ‘caveirão’ para destruir, nesta quarta-feira(11), o monumento que continha os nomes das 28 pessoas assassinadas. A chacina do Jacarezinho foi a operação policial mais letal da história, no Rio de Janeiro.

A operação aconteceu no dia 06 de maio de 2021 e na sexta-feira da semana passada, um ano depois da operação letal, moradores e entidades da sociedade civil inauguraram o memorial na favela, para que aquela barbárie não fosse esquecida. Os agentes do Core usaram marretas para danificar a placa de concreto e contaram com a ajuda de um veículo (conhecido como “caveirão”) para derrubar o monumento.

Também na semana passada, conforme matéria hoje no G1, um ano depois da operação, o Ministério Público estadual (MPRJ) denunciou à Justiça os policiais civis Amaury Godoy Mafra e Alexandre Moura de Souza pelos assassinatos de Richard Gabriel da Silva Ferreira e Isaac Pinheiro de Oliveira.

A apresentação da denúncia à Justiça marcou o encerramento das investigações pelo MP, que montou uma força-tarefa para apurar 13 situações nas quais foram mortas as 28 pessoas.

Os policiais Amaury e Alexandre foram acusados pelo órgão de executar dois suspeitos. A eles também foram atribuídos os crimes de fraude processual e de forjar o cenário no local das mortes.

Além deles, os traficantes Adriano de Souza de Freitas, o “Chico Bento”, e Felipe Ferreira Manoel, conhecido como Fred, também foram denunciados pelo MP pelo homicídio duplamente qualificado do policial civil André Leonardo de Mello Frias.

Moradores conseguiram filmar o momento em que o memorial foi derrubado:

Veja em:

https://www.portalfavelas.com/single-post/pol%C3%ADcia-destrói-memorial-da-chacina-no-jacarezinho

https://www.instagram.com/reel/CdbuxbXp5Ve/?igshid=YmMyMTA2M2Y=