Declama na ABI recebe escritora Elizabeth Columa


08/01/2019


A autora

Nasceu no Rio de Janeiro. Reside há vários anos em Los Angeles, Estados Unidos da América, onde coordenou por longo período  o programa de Português da Universidade do Sul da California.  Atualmente leciona no Departamento de Línguas Estrangeiras do Pasadena City College, Cal., e se dedica à poesia integralmente. Tem artigos publicados na área de educação, além de diversos poemas em revistas americanas. Foi premiada no Concurso de Poesia William Faulkner com os seus “Five sad pieces” (“Cinco peças tristes”). É autora de Reminiscências, Antes do entrelaço dos braços e Garota Virtual.

A obra

Com uma prosa enxuta, rápida e direta, de frases curtas, e com histórias marcadas por aquele tipo de sensibilidade e apuro estético que vemos por exemplo em autoras como Katherine Mansfield, Virginia Woolf ou Clarice Lispector, essa estreia de Elizabeth Columa como contista revela uma escritora interessante e bastante original. Seja nas recordações de uma anciã, nas promessas de amor não cumpridas – de dois jovens possíveis amantes ou de um casal recém-separado, e mesmo nas diversas cenas presenciadas por um centenário casarão carioca no bairro de Botafogo, Elizabeth nos apresenta um olhar de quem conhece a vida, com a arte de quem sabe dizer mais do que está escrito. Por trás das telas que imitam ou amplificam as relações humanas – seja nas telenovelas que amplificam Jandira, nos filmes que povoam a vida de Vladimir, ou no Facebook do personagem-título, e por trás das entrelinhas de cada história e de cada teia de memórias que estes contos despertam, fica a certeza de que existe algo mais denso e real no íntimo de cada um e que tudo vale a pena para quem tem alma de poeta.

RECESSO DE CARNAVAL

    Não haverá expediente administrativo na ABI no período de 1 a 10 de março de 2019, retornando às atividades no dia 11 de março de 2019.

   Os serviços essenciais funcionarão cumprindo escalas.

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2019.