A ABI presta homenagem a Antonieta Santos


11/09/2013


 

antonieta

 

Falecida no dia 3 deste mês, em decorrência de complicações renais, a jornalista Antonieta Santos foi homenageada pela ABI na missa de sétimo dia oficiada na Matriz Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, onde os Diretores Fichel Davit Chargel (Diretor Administrativo) e Henrique Miranda Sá Neto (Diretor de Cultura e Lazer) apresentaram condolências à família enlutada.

Ainda muito jovem, ela participou do primeiro jornal de oposição à ditadura militar, nos anos 1965-1966.

Jornalista com passagem por importantes veículos do Rio e São Paulo, como a Sucursal Rio do “Diário de São Paulo”, na qual trabalhou em 1962 sob a liderança de Léo Guanabara, que chefiava a Redação, e Raul Azêdo Netto, Antonieta era formada em Sociologia pela antiga Universidade do Brasil e foi uma das líderes do movimento singular que marcou a formatura de sua turma, realizada na quadra da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, como protesto pela ojeriza do ditador Castelo Branco aos sociólogos.

Ela trabalhou também no jornal “Última Hora” e no seminário “Folha da Semana”, primeiro periódico de oposição à ditadura militar instalada em 1º de abril de 1964. Repórter de Geral e muito criativa, Antonieta patrocinou destacada inovação num jornal de esquerda: o lançamento das coleções prêt-à-porter pelo costureiro francês Pierre Cardin em 1966.

Na “Folha da Semana”, cuja equipe passou a integrar a convite de Sérgio Cabral, Secretário de Redação, Nieta, como era carinhosamente chamada, teve como companheiros, além de Cabral, os repórteres Nilton Sapucai Maia e José Torres das Neves, os colunistas Octavio Malta, Otto Maria Carpeau e Paulo Francis, os editorialistas Ferreira Gullar e João Antônio Mesplé, os analistas econômicos Fausto Cupertino e Armênio Guedes e os redatores e editores Anderson Campos, Arthur Poerner, Luiz Mário Gazzaneo e Maurício Azêdo. Na Gerência, Laudo Leite Braga.

Lançado em 2 de setembro de 1965, a “Folha da Semana” circulou até 13 de dezembro de 1966, quando uma portaria do então Ministro da Justiça Carlos Medeiros Silva proibiu sua impressão e circulação em todo o território nacional.

Antonieta foi casada com o cineasta Luiz Paulino dos Santos, roteirista e primeiro diretor de “Barravento”, depois concluído por Glauber Rocha. Com Paulino Nieta teve um filho, Francisco Paulino dos Santos, fotógrafo profissional e também sócio da ABI.

Ela ingressou na ABI muito jovem, em 1969, com 24 anos, e teve como padrinho de sua filiação um jornalista que ela admirava demais: Edmar Morel.