Morre o criminalista Alcione Barreto


Por Igor Waltz*

20/08/2013


alcione

Morreu, na noite de segunda-feira, 19 de agosto o criminalista Alcione Barreto. O advogado, de 84 anos, sofreu uma parada cardíaca em sua casa, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro. O enterro acontece às 15h desta terça-feira, 20 de agosto, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Alcione Barreto defendeu presos políticos e jornalistas durante a ditadura militar e trabalhou pela liberdade de expressão.

O advogado também era benemérito e baluarte da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Doutor Alcione, como era conhecido pela militância no carnaval carioca, chegou a ser presidente da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e tinha verdadeira paixão pela Mangueira.

Alcione também foi presidente da Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, de 1982 a 1984; e vice-presidente Jurídico da Liesa, de 1999 a 2001. Atualmente, era sócio-presidente da AMI7, empresa de produção artística que fundou com outros seis amigos, entre eles dois ex-presidentes da Mangueira, Elmo José dos Santos e Álvaro José Caetano.

Ele deixa esposa, três filhos e três netos.

* Com informações do R7 e do G1.