ABI recebe Ordem do Mérito Cultural


03/10/2008


A centenária Associação Brasileira de Imprensa será condecorada pelo Governo Federal com a Ordem do Mérito Cultural na próxima terça-feira, dia 7, em ato solene que terá início às 17h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O tema escolhido para a cerimônia foi “Homenagem a Machado de Assis”, pelos cem anos da morte do escritor, um dos mais renomados da literatura nacional.

A solenidade, somente para convidados, será conduzida pela atriz Camila Pitanga e pelo Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, também ator. Estarão presentes, entre outras autoridades, o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que discursará ao final da cerimônia de entrega das condecorações.

Haverá também exibição de fotos e vídeos relacionados aos homenageados do evento, bem como música eletrônica e ao vivo. Entre os artistas que se apresentarão no palco estão a cantora Elza Soares, também agraciada com o Diploma da Ordem do Mérito, os músicos Sérgio Ricardo e Roberto Corrêa e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, composta por 76 instrumentistas e regida pelo maestro Roberto Tibiriçá.

Reconhecimento

A Ordem do Mérito foi criada em 1995 pelo Governo Federal, com o intuito de, por intermédio do Ministério da Cultura, reconhecer personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à cultura brasileira.

A imprensa, que há 200 anos começava a surgir no País com os primeiros jornais — o Correio Braziliense, rodado no exterior, e a Gazeta do Rio de Janeiro —, é motivo de celebração em 2008, juntamente com a comemoração do centenário de fundação da Associação Brasileira de Imprensa, entidade sempre engajada na luta pela liberdade de imprensa e de expressão. Sob o tema “Resistência cultural”, a ABI será condecorada com uma insígnia e o Diploma da Ordem do Mérito Cultural, que também serão entregues ao projeto Música no Museu, que participou da abertura das comemorações do centenário da entidade, no dia 1º de abril, no Palácio Itamaraty.

Na próxima segunda, dia 6, às 15h, haverá uma entrevista coletiva com os organizadores do evento e assessores do Ministério da Cultura, no 2º andar do Palácio Gustavo Capanema, situado à Rua da Imprensa, 16 — Centro do Rio.