José Roberto Marinho na Comissão de Honra


26/02/2008


Com uma declaração que exalta a contribuição da Casa à luta pela democracia no Brasil, o jornalista José Roberto Marinho aceitou o convite para integrar a Comissão de Honra  do Centenário da ABI que ele define como uma voz possante em defesa das liberdades democráticas em geral. Diretor da Rede Globo de Televisão, José Roberto lembra a forte vinculação que seu pai, Roberto Marinho, manteve com a Casa.
A declaração de José Roberto Marinho tem o seguinte teor:

“Caro Maurício Azêdo,

É com grande satisfação que recebemos o honroso convite para integrar a Comissão de Honra do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa, nossa querida ABI.

Dar o merecido relevo a essa notável instituição, com um calendário de eventos à altura dos seus 100 Anos, significa contribuir para tornar ainda mais fortes os pilares da nossa democracia, criando condições para uma sociedade mais democrática e justa.
São históricas as contribuições da ABI nesses campos, e temos convicção de que essa Casa deve desempenhar um papel cada vez mais importante no futuro em nossa complexa e diversa sociedade: uma sólida referência, uma voz possante, não apenas em defesa da liberdade de imprensa e de expressão, mas das liberdades democráticas em geral.
Não poderia, nessa ocasião, deixar de lembrar, embora saiba ser do conhecimento do colega, os laços da família Marinho e dos veículos das Organizações Globo com a ABI, estreitados não apenas pelos relevantes serviços prestados ao País por essa agora centenária instituição, mas também pela participação ativa, de décadas, iniciada com meu avô, Irineu Marinho. E tendo, posteriormente, prosseguimento com a entrada de meu pai, Roberto, como sócio, em abril de 1924.
Temos, nos arquivos de Roberto Marinho, cerca de uma centena de documentos que refletem seu ativo envolvimento com a agenda da nossa Imprensa, indo desde assuntos administrativos da associação até questões relativas à formação de novas entidades de jornalistas, e mais ainda, da defesa da liberdade de imprensa, entre outros temas.
Vale destacar ainda que Herbert Moses, companheiro de fundação de “A Noite” e de “O Globo” com meu avô, teve o privilégio de presidir a ABI de 1931 a 1964.
Portanto, é com muito orgulho que agradeço, também em nome de meus irmãos, Roberto Irineu e João Roberto, tão significativo convite, realçado pela oportunidade de participar de uma notável Comissão presidida por Oscar Niemeyer.
Será uma honra participar dessa grande empreitada.
Cordialmente, (a) José Roberto Marinho.”