Prêmio Direitos Humanos é concedido a Tim Lopes


12/12/2012


O maior prêmio do governo brasileiro para pessoas e instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos em 2012 vai homenagear Tim Lopes. O jornalista foi o vencedor, in memorian, na categoria Mídia, da 18ª edição do Prêmio Direitos Humanos, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
 
De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro-SJPMRJ, o repórter foi escolhido, entre outras personalidades, pela “atuação marcada pela consciência humanitária que, inevitavelmente, contribuiu para a ampliação da sensibilidade da sociedade brasileira sobre a necessidade do respeito aos direitos humanos”.
 
A indicação do jornalista para a premiação veio do SJPMRJ em conjunto com Tânia Lopes, irmã de Tim. A homenagem, feita pela Presidente Dilma Rousseff, será entregue no dia 10 de dezembro, no Palácio do Planalto.
 
“Este prêmio é muito importante, pois chega num momento em que os índices de jornalistas vítimas de violência vêm crescendo no Brasil”, destaca a presidente do Sindicato, Suzana Blass. “O alerta para estes crimes é fundamental principalmente como prevenção”, completa ela.
 
Tim Lopes foi, em junho de 2002, torturado e assassinado por traficantes de drogas quando fazia uma reportagem para a Rede Globo sobre venda de drogas e exploração sexual de menores em bailes na Vila Cruzeiro, no bairro da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. Em dezembro de 2010, a polícia conseguiu prender um dos condenados pelo crime.
 
“Esta homenagem é uma alegria, um grande reconhecimento em nível nacional da luta de Tim”, comemora Tânia Lopes.
 
O caso mobilizou a imprensa brasileira em torno dos perigos enfrentados por jornalistas na cobertura de áreas de risco e inspirou as discussões sobre a prática do jornalismo no Brasil, culminando com a criação, em dezembro do mesmo ano, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), segundo a própria entidade.
 
*Com informações do Portal G1, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e do Knight Center para o Jornalismo nas Américas