ABI oferece aulas de dança de salão e de tango


09/11/2012


A Academia Nacional de Tango do Brasil está promovendo cursos de dança de salão e de tango no Salão Heitor Villa-Lobos, espaço de lazer localizado no 11º andar do edifício-sede da ABI. As inscrições podem ser feitas pelo público em geral e associados da entidade, que têm desconto de 50% no preço da mensalidade.
 
As aulas de dança de salão, que incluem os ritmos samba, fox, forró, bolero, salsa, merengue e valsa, são ministradas  às quartas-feiras, das 16h às 19h. Já as aulas de tango (milonga e vals) acontecem às terças-feiras, das 16h às 19h. Os interessados podem optar por aulas em grupo ou individuais nos níveis iniciante, intermediário e avançado. 
 
Mestre Don Jorge Paulo, 70 anos, nascido Jorge Paulo Mesquita, é o coordenador dos cursos. Antigo associado da ABI, o ator, coreógrafo e diretor teatral conta com o apoio de quatro dançarinos, de ambos os sexos, para auxiliar os alunos.
 
—A duração do curso vai depender da evolução de cada um. Contudo, o mais importante é participar da atividade que traz enormes benefícios a pessoas de todas as idades, como flexibilidade, leveza, força, resistência física, equilíbrio das funções hormonais, elevação da auto-estima, da confiança e da coragem, destaca Don Jorge Paulo, que presidente a Academia Nacional de Tango do Brasil e é membro da Academia Nacional Del Tango da Argentina.
 
No plano mental, ressalta o professor, a prática da atividade física, especialmente a dança, promove alívio da tensão e do estresse, relaxamento, aumento da concentração e do sentido de percepção:
— É o melhor caminho para a busca do equilíbrio da alma e do corpo através de simples movimentos que qualquer pessoa pode executar.
 
Bailes
 
Nos início dos anos 1960, Don Jorge Paulo recebeu as primeiras lições de tango na Academia Moraes, na Cinelândia. Na década de 70, freqüentou o tradicional baile “Parece que foi ontem, no Clube Monte Líbano, e os bailes dominicais da Gafieira Elite, na Praça Tiradentes.
 
— Fui muito incentivado pela professora Maria Antonieta, precursora da dança de salão mo Brasil. Nós visitamos juntos a capital Buenos Aires, onde participamos de aulas de tango com grandes mestres, como Los Cobres e Los Valenzuzuelas.
 
Em 1975, Don Jorge Paulo se casou com a porteña Rut Lucila e deu continuidade aos estudos de tango na Argentina. De volta ao Brasil, cinco anos depois, produziu e dirigiu seu primeiro espetáculo de tango “La Calle Del Tango”, no Teatro Galeria. Na mesma época coreografou o musical “Gardel – o Mito”.
 
No início dos anos 1990, escreveu e dirigiu “Tango y Tangos”, produzido pela atriz Marisa Urban. Em 1992, ajudou a fundar o Clube do Tango do Brasil, tendo sido o primeiro presidente da entidade.
 
Ao longo da década de 90, Don Jorge Paulo produziu espetáculos de tango no Hotel Meridien e no Teatro Rival. Em 2000, foi convidado por Jesus Chediak, para coreografar a peça “Dona Ninguém”, no Teatro Vanucci, e interpretar o personagem Raphael, dividindo a cena com Aracy Cardoso nos números de tango.
 
Beleza
 
As atividades culturais na ABI tiveram início em 2005, quando Don Jorge Paulo foi convidado por Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer da Associação, para ministrar aulas de danças no Salão Heitor Villa-Lobos.
 
— Desde então muita gente vem descobrindo a beleza do tango e dos ritmos brasileiros nas aulas da Academia Nacional de Tango do Brasil, que em 2010, foi escolhida correspondente e representante da Academia Nacional Del Tango da Argentina. Minha vida é marcada pela dedicação ao tango. Fui condecorado com a Medalha Pedro Ernesto, por iniciativa do vereador Ruy Cezar, em função desta trajetória de 50 anos de amor à dança.