Paralisação de jornalistas da CBN Curitiba após denúncia de assédio


Por Igor Waltz*

05/08/2013


Jornalistas da rádio CBN Curitiba (FM 90,1) realizaram uma paralisação durante a manhã desta segunda-feira, 5 de agosto. Em nota divulgada à imprensa e lida no ar logo no início da tarde, os funcionários da emissora esclareceram que pararam por estarem “insatisfeitos com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho”. O caso envolve uma denúncia de assédio sexual.

No período da manhã, a CBN Curitiba veiculou apenas programação nacional. A programação foi retomada por volta do meio dia, sob o comando do jornalista Fábio Buchmann, após a direção da emissora se comprometer a tomar providências sobre o caso e também a não promover represálias.

Uma funcionária da rádio, que pediu para não ser identificada, disse que um comentarista da emissora assediou “com palavras muito grosseiras” pelo menos cinco mulheres, entre elas uma estagiária de Jornalismo. As demais eram secretárias e recepcionistas e, após a denúncia da estagiária, outras mulheres, que inclusive já saíram da CBN, também fizeram denúncias.

Até agora, três jornalistas da emissora pediram demissão em protesto contra o posicionamento da empresa: José Wille (diretor de jornalismo), Marcos Tosi (chefe de redação) e Álvaro Borba (âncora no programa da tarde). Wille foi o primeiro a se demitir, na quinta-feira, 1º de agosto.  Borba e Tosi fizeram o pedido de demissão nesta segunda-feira.

De acordo com Marcos Tosi, que leu uma nota no início do CBN Edição da Tarde, por volta das 14 horas, os funcionários da emissora decidiram retomar os trabalhos, após receberem a promessa por parte da direção da rádio de que serão tomadas providências a respeito do caso. Tosi disse também que a direção da empresa se comprometeu a manter o diálogo e que não ocorrerão represálias.

Contudo, logo após ler o comunicado, Tosi anunciou via Facebook seu desligamento da emissora. “Tomei a decisão de me desligar no final de semana; hoje pela manhã, a redação parou por iniciativa própria, por julgar que o ambiente de trabalho estava comprometido. Retardei minha saída para ajudar a mediar um acordo. Os ditames de minha profissão, e mais do que isso, minhas convicções pessoais, levam-me a tomar esta decisão”.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) informou em nota que seus diretores estão na sede da emissora, em reunião com os profissionais da empresa. De acordo com a entidade, oficialmente os jornalistas dizem que a paralisação exige esclarecimento público a respeito da denúncia e em relação à saída de Wille, além de notificação à Rede CBN, também sobre os recentes desligamentos de outros jornalistas.

A secretária municipal extraordinária da Mulher, Roseli Isidoro, também se manifestou sobre o caso da Rádio CBN, em seu Facebook. “Chegou ao nosso conhecimento a paralisação, protesto e atuação firme dos trabalhadores da Rádio CBN contra o assédio sexual de estagiárias por um dos ‘colaboradores’ da rádio. Estão de parabéns os jornalistas e funcionários da CBN Curitiba, que não se calaram e nem fecharam os olhos para a violência contra a mulher. Que não deixaram que fatos lamentáveis como esses fossem encobertos ou omitidos pela banalização. Os fatos, segundo o Sindijor-PR, foram comprovados em gravações e em dossiê apresentado à direção da emissora pelos trabalhadores da rádio. Parabéns ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), que prontamente se colocou em favor dos trabalhadores para dar um basta a essa situação vergonhosa”, escreveu ela.

Leia na íntegra a nota oficial dos funcionários da CBN:

“Na manhã desta segunda-feira, os funcionários da Rádio CBN Curitiba paralisaram as atividades até o meio-dia.

Insatisfeitos com a falta de esclarecimentos sobre denúncias de um caso que comprometeu o ambiente de trabalho, os funcionários decidiram pedir à direção da Rádio providências em relação aos fatos e a abertura de um diálogo com a equipe.

Recebendo as garantias de que a providência cabível no caso foi tomada e que não haverá represálias, os funcionários decidem retomar as atividades na tarde de hoje.

Houve, ainda, a promessa de que o diálogo permanecerá aberto entre funcionários e direção.

Os funcionários da CBN Curitiba retomam os trabalhos agora, acreditando nas respostas dadas pela direção da emissora.”

*Com informações do site Paraná Online, Bondenews e Bem Paraná.