Notícias do Tambor da Aldeia


22/10/2012


A edição número 43, ano VII do informativo Tambor da Aldeia, de 21 de outubro de 2012, apresenta notíciário nacional e internacional editado por Vilson Romero. Leia abaixo as principais manchetes:
 
Folha Universal terá de indenizar Xuxa
 
A Folha Universal, jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, foi condenada a pagar R$ 150 mil à apresentadora Xuxa Meneghel por ter mencionado em 2008 que ela tinha “pacto com o diabo”. Além da indenização, a juíza Flávia de Castro determinou retratação formal na primeira página da publicação, com os dizeres “Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões”.
 
 
SBT pagará por erro de foto
 
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi condenado a indenizar o Desembargador Federal Jirair Meguerian em R$ 50 mil a título de reparação por danos morais e violação de direito de imagem. Em 31 de dezembro de 2008, o programa SBT Repórter, na retrospectiva do ano, veiculou equivocadamente uma foto do Desembargador como sendo um juiz federal preso na operação “Pasárgada”, da Polícia Federal.
 
 
Editora Globo recorre de censura
 
A Editora Globo recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para reverter decisão judicial que censurou reportagem da edição de junho da revista “Marie Claire”. A reportagem abordou o caso de Patrícia Bueno Neto, ex-mulher do empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura, que o denunciou por lesão corporal dolosa grave. Bottura nunca chegou a bater em Patrícia, mas teria torturado a mulher com difamações, chantagens e ameaças a tal ponto que ela desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático.
 
(Fonte: Tambor da Aldeia, ano VII, nº 43, 22 de outubro de 2012. Editor: Vilson Romero)
 
 
Síria interrompe transmissões da BBC
 
A rede britânica BBC anunciou em 19 de outubro que suas transmissões têm sido interrompidas na Síria. A emissora considera que “se trata de um flagrante de violação das regulamentações internacionais de tv”. A rede informou que os canais de televisão e rádio na língua árabe, assim como a exibição da própria BBC World Service, têm sofrido interferência. A Síria está há mais de 19 meses em guerra civil e tem vetado a cobertura de veículos de comunicação estrangeiros no país.
 
 
Colômbia ameaça jornal
 
O jornal “El Espectador” publicou editorial em 16 de outubro onde denuncia ameaça de censura feita pela Procuradoria-Geral da Nação. No texto, intitulado “A liberdade de expressão prevalece”, afirma o jornal que a Procuradoria-Geral da Nação avisou, por meio de uma resolução da Procuradora Martha Zamora, que processos disciplinares e criminais recairiam contra a empresa e o jornalista responsável “por ter publicado informações sobre o homicídio do estudante Colmenares Luis Andrés”. O ‘Caso Colmenares’, como é conhecido na Colômbia, investiga a morte de um estudante de uma das universidades mais prestigiadas do país em outubro de 2010 e chamou a atenção da mídia porque as suspeitas de terem cometido o crime são duas amigas do jovem morto. A notificação tem a ver com a publicação que o veículo fez de peças processuais que envolvem as declarações de testemunhas do caso e que o jornal observa serem contraditórias.
 
 
Resistência ao Taleban no Paquistão
 
A Associação de Jornais Impressos do Paquistão, que representa os principais veículos de imprensa do país, condenou as ameaças feitas pelo Taleban contra os jornalistas que estão cobrindo o atentado sofrido pela blogueira ativista Malala Yousafzai, de 15 anos, que luta pelo direito das mulheres de freqüentarem escola. Segundo a Associação, a intimidação realizada por integrantes do Taleban “representa uma tentativa de acabar com a liberdade de expressão”. O portal informa que autoridades do Governo interceptaram uma ligação telefônica na qual um dos líderes do Taleban mandava um militante atacar representações de jornais e revistas em cidades como Lahore, Karachi, Rawalpindi e na capital Islamabad.
 
 
Fraude no Facebook no Malawi
 
A repórter Justice Mponda, do portal Malawi Voice, foi detida em 15 de outubro, após publicar informação fundamentada numa conta falsa do Facebook. A página era de alguém que postava informações falsas como se fosse a Presidente Joyce Banda. No perfil, a suposta mandatária dizia ter renunciado ao cargo. A Polícia investiga o caso.
 
 
Recorde de censura na Guatemala
 
Um relatório do Centro de Relatórios Informativos da Guatemala (Cerigua) demonstra que a imprensa guatemalteca sofreu o maior período de censura de sua história entre julho e setembro deste ano. A intimidação foi causada por membros de gangues da América Central, chamadas “Maras”. Em julho, gangues de uma cidade ao Sul do país já haviam intimidado a imprensa para evitar que fosse divulgada uma notícia retratando os protestos de vendedores do mercado municipal contra as extorsões realizadas pelos grupos criminosos. Ainda em julho, familiares de um suposto líder criminoso jogaram pedras e água contra repórteres para evitar a cobertura da prisão de Josué Domingo Culajay, acusado de crimes de conspiração para roubo e formação de quadrilha.
 
 
Tunísia quer mais liberdade
 
Os jornalistas liderados pelo Sindicato Nacional da categoria fizeram em 17 de outubro greve geral para exigir maior liberdade de expressão no país. A decisão surgiu após ameaças de autoridades e processos contra profissionais da área. Segundo o Sindicato, a principal exigência da imprensa é a autonomia da profissão do poder político, algo que o Governo se nega a conceder.
 
(Fonte: Tambor da Aldeia, ano VII, nº 43, 21 de outubro de 2012. Editor: Vilson Romero)