100 anos do rádio no Seminário Bastos Tigre


06/09/2022


Nessa terça-feira(6), 16h00, o Seminário Bastos Tigre, da ABI, apresenta uma live sobre os 100 anos da primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. No dia 7 de setembro de 1922, o médico e antropólogo Edgar Roquette Pinto realizou uma experiência no centro do Rio, dentro das comemorações do centenário da Independência. Com o apoio da empresa norte-americana Westinhouse, foram distribuídos 80 aparelhos de rádio entre Rio e Niterói e instalado um transmissor de 500 watts no morro do Corcovado, ainda sem a imagem do Cristo Redentor. A transmissão constou de discurso do presidente Epitácio Pessoa e da apresentação da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, direto do Teatro Municipal.
Antes disso, em 6 de abril de 1919, um grupo de pernambucanos liderados pelo radiotelegrafista Antonio Joaquim Pereira já tinha feito transmissão em Recife, com registro em jornal no dia seguinte.
A live terá a participação da pesquisadora e produtora da rádio MEC, Adriana Ribeiro, e do jornalista e professor da UFF, João Batista de Abreu, com moderação da jornalista e professora da UFF, Erika Werneck.
O acesso à live pode ser feito pelo canal ABI TV no Youtube.