Queda do setor de imprensa divide News Corp.


28/06/2012


O conglomerado de mídia News Corp., do magnata australiano Rupert Murdoch, deverá anunciar ainda nesta quinta-feira, 28 de junho, a sua divisão nas áreas editorial e de entretenimento. A iniciativa teria partido dos investidores do grupo, que estariam descontentes com o fraco desempenho do setor de imprensa.  
 
 
A medida conta com o apoio do conselho do grupo, avaliado em US$ 60 bilhões. Na quarta-feira, 27 de junho, o Wall Street Journal, que pertence à News Corp., já tinha publicado uma matéria sobre o assunto.
 
 
Serão criadas áreas distintas para as operações das empresas de entretenimento e de imprensa. De um lado, ficariam a rede Fox e o estúdio 20th Century Fox. Do outro, a Dow Jones, que edita o Wall Street Journal, e a News International, responsável pelos jornais Times e Sun, além da editora HarperCollins. No primeiro trimestre do ano, o faturamento dessas empresas foi de US$ 2 bilhões.
 
 
Outro motivo para a divisão da News Corp. seria a possibilidade de a nova empresa disputar o controle da operadora de TV paga BSkyB. Essa ação tinha sido tentada anteriormente, mas foi questionada pelo setor de regulação dos meios de comunicação britânico, depois do escândalo dos grampos ilegais do News of the World.
 
 
A divisão oficial da News Corp. depende ainda do acerto de detalhes administrativos, que precisam ser aprovados formalmente pelo conselho. O processo deve levar um ano para ser consumado.
 
 
* Com informações da Reuters e da Folha Online.