IAB-RJ lança concurso nacional de arquitetura


03/03/2010


O IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil — RJ) lançou nesta segunda-feira, 1º de março, o edital para Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanização do Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. No lançamento, estiveram presentes o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o Presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira; e o Presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães.

O objetivo do concurso — que conta com projetos de arquitetos de todo o País — é selecionar a melhor proposta arquitetônica e de urbanização ao conjunto denominado Expansão do Museu do Meio Ambiente, além do tratamento urbanístico e paisagístico de seu entorno, localizado numa área de aproximadamente 8.600 m², no Jardim Botânico.

Os conceitos dos novos prédios serão baseados na Arquitetura Sustentável, que servirão como elementos de atração de visitação do museu. A expansão contará com os edifícios Anexo I do Museu do Meio Ambiente, que irá abrigar a Exposição de Longa Duração; e o Anexo II, no qual serão instalados auditório e o núcleo de apoio administrativo. Serão 1.400 m², de área construída, no total.

O custo para a obra, incluído o tratamento paisagístico da área de intervenção é de cinco milhões de reais, aproximadamente.

Em seu discurso, o Ministro Carlos Minc declarou que a sustentabilidade é uma das principais políticas adotadas pelo Governo. Ele citou o projeto Minha Casa, Minha Vida, que previa que algumas casas fossem solares. Segundo Minc, “a expansão do Museu Nacional do Meio Ambiente é um grande passo para a cidade rumo a sustentabilidade em equipamentos urbanos”.