Acordo para proteção de jornalistas do México


16/01/2012


O Governo dos Estados Unidos vai disponibilizar US$ 5 milhões ao México, durante quatro anos, para o financiamento de iniciativas relacionadas à proteção de jornalistas. O Embaixador dos EUA no México, Earl Anthony Wayne, disse que o apoio econômico faz parte de um convênio entre as autoridades mexicanas e a organização Freedom House, com o objetivo de fortalecer a capacidade de proteção aos profissionais de imprensa.
“Estamos vivendo em um tempo em que criminosos tentam calar e influenciar profissionais de imprensa. Valorizo profundamente o papel dos jornalistas em manter a sociedade bem informada sobre temais vitais, disse Wayne.

O embaixador anunciou ainda uma maior colaboração com a Secretaria de Governo e a Comissão de Direitos Humanos (CNDH) do México:

“Pretendemos ampliar também a participação da sociedade civil no monitoramento dos esforços do Governo mexicano para dar suporte e implementar ações emergenciais de proteção a jornalistas em situação de risco.”
 
Wayne assegurou que manterá o diálogo com os veículos de comunicação mexicanos, como parte das iniciativas para reforçar as relações bilaterais entre os países, e elogiou a colaboração do governo mexicano na busca de soluções para a escalada da violência contra a mídia na região.
 
*Com AP e CNN/México.