Festa do Prêmio de Jornalismo sobre longevidade


06/10/2011


A cerimônia de entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros de Jornalismo, e de Histórias de Vidas, foi realizada nesta terça-feira, 4, no Hotel Unique, em São Paulo, durante o VI Fórum da Longevidade, que reuniu mais de 500 participantes, incluindo especialistas de diversas áreas que debateram temas relacionados à saúde, bem-estar e longevidade.
 
O objetivo dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros é promover o diálogo e a troca de experiência entre gerações, narrar depoimentos de pessoas longevas, incentivar o estudo acadêmico aprofundado e a produção de matérias jornalísticas sobre longevidade, que resultem em qualidade de vida.
 
Concorreram ao Prêmio Longevidade de Jornalismo matérias, reportagens e artigos  publicados em mídia impressa (jornal e revista) e mídia eletrônica (TV, rádio e web), entre janeiro de 2010 e agosto de 2011, produzidos por jornalistas com registro profissional (Mtb).

Foram analisados a contextualização e pluralidade dos aspectos abordados, a diversidade e qualidade das fontes, a qualidade do texto, a utilização de terminologias e conceitos apropriados ao tema e o uso adequado na interpretação de pesquisas e materiais de referência.

 
O Prêmio Longevidade Histórias de Vida é direcionado a participantes acima de 18 anos. O objetivo é premiar histórias bem elaboradas que valorizem o ser humano e a memória.
 
Do total de 294 inscritos, 197 foram para o Prêmio Histórias de Vida e 97 para Jornalismo.
 
O Júri dos Prêmios de Jornalismo e de Histórias de Vida foi formado pelos jornalistas José Roberto Whitaker Penteado, Diretor e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM), Sérgio Caldieri, Primeiro Secretário do Conselho Deliberativo da ABI, Théo Rochefort, Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV(Abert), e Sérgio Mota Mello, Presidente da TV1, e ainda pelo  gerontologista Alexandre Kalache, e Mônica Medina, Diretora da Ogilvy/RP-Diferencial. A veterana atriz Nicete Bruno foi a Presidente de Honra do Júri do Prêmio Histórias de Vida.
 
Os três primeiros classificados nas categorias Mídia Eletrônica e Mídia Impressa receberam troféus assinados pelo artista plástico Toso Pimentel. A Rádio CBN foi a grande vencedora na categoria Mídia Eletrônica com a série de reportagens sobre o bem-estar após os 40 anos, de Petria Chaves. A TV Bahia conquistou o segundo lugar com “Centenários”, de José Raimundo, Davi Melo, Paulo Neto, Sandro Abade, Melissa Fernandes, Alanderson Santana. A terceira colocada foi a TV Tem, de São José do Rio Preto, com a reportagem “Economia na Terceira Idade”, de Maurílio Goeldner, Alcir Medeiros, Agnaldo Alves, Daniela Golfieri, Juliana Barriviera, Mauricio Marques, Thiago Simão.

Em Mídia Impressa venceu a matéria “Muitos anos de vida” do Jornal de Santa Catarina, de Daiane Costa e Rafaela Martins, seguida pela revista Istoé  da série de reportagens“Envelhecer bem”, de Débora Rubin de Toledo e Paula Rocha. O Correio Braziliense conquistou o terceiro lugar com a reportagem “Retratos de um país que não sabe envelhecer”, de Renata Mariz, Ana Dolores, Marcelo Fonseca.

Felipe Leal Barquete, venceu o Prêmio Histórias de Vida com “Delírios de um cinemaníaco” sobre um homem que dedica a vida ao cinema. Larissa Tsuboi Ogusico ficou em segundo lugar com “Trabalhar é a alegria de viver”, sobre a saga de uma família japonesa. Regina de Castro Pompeu foi a terceira colocada com “De repente, 60”, sobre experiências de vida após os 60 anos.

A renomada atriz Shirley MacLaine, 77 anos, participou da solenidade e discursou sobre a importância do debate em torno do tema longevidade. Ela destacou que sua carreira melhorou na fase madura e que a meditação é uma boa prática para quem quer se relacionar de forma saudável e harmoniosa com as pessoas e o mundo.