Sensor de presença usado para monitorar jornalistas


12/01/2016


occupeFuncionários do jornal britânico Daily Telegraph ficaram indignados com a instalação de monitores de presença para monitorá-los, conforme noticiou o site Portal Imprensa. No último dia 11, os jornalistas foram surpreendidos ao encontrar pequenas caixas de monitoramento ligadas a suas mesas.

O Daily Telegraph alegou que os dispositivos, chamados OccupEye, foram instalados como uma medida ambiental para reconstruir os andares do edifício e reduzir a quantidade de energia consumida. Segundo o jornal, o equipamento promete otimizar a eficiência da empresa, ao utilizar sensores térmicos e de movimento para identificar e registrar quanto tempo o funcionário permanece na mesa trabalhando.

Os profissionais reclamaram da medida e o jornal removeu os aparelhos. A OccupEye disse, em nota, que lamenta o ocorrido e que os funcionários não precisam temer quanto ao uso de seu sistema, uma vez que trabalha para uma “organização inteligente”.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012