Prêmio de reportagem sobre Mata Atlântica


04/05/2011


Jornalistas de internet, televisão e veículos impressos têm até o dia 12 de maio para se inscrever nas categorias Impresso, Televisão e Internet da 11ª edição do Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica. Poderão concorrer reportagens que abordem temas como lixo, água, ações sustentáveis, crimes ambientais, mudanças climáticas e ecoturismo, entre outros.
 
 
As matérias devem ter sido veiculadas entre 1° de abril de 2010 e 31 de março de 2011, e estar contextualizadas em alguma das mais de 3 mil 200 cidades brasileiras que compõem o bioma Mata Atlântica. Mais informações e o regulamento completo estão disponíveis em www.premioreportagem.org.br.
 
 
 
A premiação é uma iniciativa da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), da Federação Internacional de Jornalistas Ambientais (IFEJ) e patrocínio de Bradesco Capitalização.
 
 
Os vencedores das três categorias poderão participar de um congresso internacional de conservação. A premiação inclui passagem aérea de ida e volta, em classe turística, da cidade de residência do ganhador até a cidade do evento, além de hospedagem, refeições e taxa de inscrição no congresso. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5 mil e R$ 2 mil 500, respectivamente, além de troféu e placa comemorativa em cerimônia no Brasil.
 
 
Cada participante pode inscrever até no máximo três reportagens, em português. Para cada uma delas, deve ser preenchido um formulário de inscrição, que pode ser enviado por correio ou pela internet em www.premioreportagem.org.br.
 
 
Matérias e provas de publicação e veiculação devem ser enviadas pelo correio, juntamente com uma cópia impressa do formulário. As inscrições devem ser enviadas à Coordenação do Prêmio até o dia 12 de maio de 2011, valendo para aceitação a data do carimbo postal.
 
 
 
Novidade e avaliação
 
 
Em 2011, a grande novidade do Prêmio é a criação da categoria Internet, que, segundo Marcele Bastos, coordenadora de Comunicação da CI-Brasil, atualmente consolida-se como um dos principais canais de informação para o público em geral:
— Ao longo dos anos, acompanhamos a evolução das inscrições e concluímos ser essencial a ampliação das categorias para atender este segmento que cresce vertiginosamente no meio jornalístico, observa.
 
 /DIV>

Já a diretora de Comunicação da SOS Mata Atlântica e coordenadora do prêmio no Brasil, Ana Ligia Scachetti, afirma que “com a nova categoria conseguiremos incentivar ainda mais a evolução de matérias sobre a Mata Atlântica e, desta forma, contribuir com a conscientização e sensibilização da sociedade para a importância da proteção desta floresta”.
 
 
Para avaliar cada categoria, há um júri formado por cinco profissionais das áreas de comunicação e conservação ambiental, sem a participação de representantes das instituições organizadoras.
 
 
A indicação dos vencedores é feita por meio de uma avaliação do júri de todas as reportagens, atribuindo notas de 0 a 10 em vários critérios para a categoria Impresso (estilo, conteúdo informativo, fontes, “digestão” da informação e tema); para a categoria Televisão (imagens e edição, conteúdo informativo e texto, fontes e entrevistas e tema); e na categoria Internet (estilo e “digestão” da informação, conteúdo informativo, fontes, conteúdo de hipermídia e tema).