Livro de Machado de Assis ganha versão em inglês


25/04/2011


Será lançado nesta segunda-feira, às 18h30, na Academia Brasileira de Letras (ABL), o livro “The old house”, versão para o Inglês do livro “Casa velha” de Machado de Assis, um dos maiores clássicos da literatura brasileira. A noite de autógrafos do tradutor da obra, o inglês Mark Carlyon, será no espaço Petit Trianon.
 
 
“The old house — Casa velha” é o terceiro título da coleção “River of January — O Rio de Janeiro visto por seus escritores”, cujo propósito é publicar edições bilingues de obras que buscaram revelar o espírito carioca nos últimos 200 anos. O diferencial, em relação a outras publicações do gênero, está no ineditismo do português como idioma-base da tradução.
 
 
O livro é ilustrado por Daniel Senise e a responsabilidade do design é de Evelyn Grumach. Alexei Bueno assina a introdução do livro, que conta ainda com um ensaio do notável machadista John Gledson, professor da Universidade de Liverpool.
 
 
A coleção “River of January — O Rio de Janeiro visto por seus escritores” foi inaugurada tem 2010, com o lançamento de “A alma encantadora das ruas — The enchanting soul of the streets”, de João do Rio, com ilustrações de Waltercio Caldas. Depois veio “Memórias de um sargento de milícias — “Memoirs of a militia sergeant”, de Manuel Antônio de Almeida, ilustrado por Luiz Aquila.  
 
 
A série foi concebida com o objetivo de proporcionar aos leitores de língua inglesa a oportunidade de conhecer o melhor da nossa literatura, além de propiciar àqueles com maior interesse linguístico e literário um prazer mais intenso na leitura desses textos.
 
 
Romance maduro de Machado de Assis, “Casa velha” foi publicado em forma de folhetins, em 1885. A primeira edição do livro foi lançada somente em 1943. Na obra, que conta os meandros da família de um alto membro do Governo de D. Pedro II, o autor faz uma crítica aos costumes da época, relatando intrigas imperiais e a mesquinhez da aristocracia tropical de Imperador, da Igreja, os jogos de interesses e a fogueira das vaidades.