Imprensa internacional noticia massacre no Rio


07/04/2011


A imprensa internacional destaca nesta quinta-feira, dia 7, o ataque de um atirador à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Norte do Rio, que causou a morte de pelo menos 13 crianças e deixou outras dezenas feridas. As manchetes dos principais jornais, emissoras de rádio e de TV, sites e blogs de todo o mundo repercutem a tragédia que chocou o Brasil.
nbsp;
A rede britânica BBC e o site do jornal El País foram os primeiros a noticiar o crime que estampa as capas dos argentinos La Nacion e Clarin, do britânico The Guardian, do norte-americano The New York Times, e do francês Le Monde, entre outros veículos.
 
Ao tomar conhecimento do massacre, a Presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias e interrompeu uma solenidade da qual participava em Brasília para pedir um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. No Blog do Planalto no Twitter foi divulgada na tarde desta quinta-feira, 7, a intenção de Dilma de vir ao Rio para o velório das crianças mortas.
 
—Hoje temos que lamentar o fato que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não era característico no País ocorrer esse tipo de crime. Vamos nos unir aqui em repúdio a este ato de violência, sobretudo contra crianças indefesas. Crianças que perderam a vida e o futuro. Vamos fazer um minuto de silêncio em homenagem a esses brasileirinhos que foram tirados tão cedo da vida, disse Dilma, chorando.
 
A Presidente da República conversou com o Governador do Rio, Sérgio Cabral, e com o Prefeito Eduardo Paes por telefone e determinou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que
tome providências em conjunto com as autoridades de segurança do estado. A Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, foi orientada a visitar o local da tragédia e dar apoio aos parentes das vítimas.
 
Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, autor do massacre, chegou ao colégio se apresentando como ex-aluno e um dos palestrantes do evento que estava sendo realizado no local em comemoração aos 40 anos de fundação da unidade de ensino.
 
Portando duas armas e muita munição, o atirador iniciou os disparos atingindo cerca de 30 alunos, dos quais, treze morreram, sendo dez meninas entre 12 e 14 anos de idade.
nbsp;
Os hospitais Albert Schweitzer, Saracuruna, da Polícia Militar e Pedro Ernesto e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia(Into), receberam dezenas de feridos, a maioria atingida no tórax e na cabeça.
 
Na troca de tiros com a polícia, o criminoso foi baleado na perna e, em seguida, cometeu suicídio, segundo a polícia.  
 
Uma carta de autoria do atirador foi encontrada na escola e encaminhada aos policiais e jornalistas que estavam no local. No texto, o assassino afirma “que os impuros não poderão tocar seu corpo sem luvas”, e pede para ser despido, banhado e enterrado ao lado de sua mãe.
*Com informações de O Globo.