Veículos online faturam menos na AL


14/03/2011


Um estudo apresentado pela Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI) mostra que os veículos de comunicação não estão alcançando a receita esperada em suas plataformas online. De acordo com o levantamento, 20% das plataformas digitais dos jornais não geram recursos esperados. A informação foi divulgada pela agência espanhola EFE.
 
Os dados foram divulgados durante a apresentação do relatório do XII Congresso de Jornalismo Digital, em Huesca, na Espanha, pelo diretor de mídias interativas da FNPI, Carlos Serrano. O trabalho foi realizado pela FNPI em parceria com o Banco de Desenvolvimento na América Latina (CAF), e consultou 54 veículos de comunicação. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos veículos (57%) não desenvolveu qualquer estudo de viabilidade econômica antes de investir em plataforma digital.
 
 
Para o Kinght Center Four Jornalism, dirigido pelo brasileiro Rosental Calmom Alves, o problema afeta também grandes jornais norte-americanos como o The New York Times, que passaram a cobrar dos seus assinantes pelo acesso do conteúdo digital.
 
Enquanto os veículos na América Latina enfrentam problemas de receita, o mesmo não acontece com as publicações digitais nos Estados Unidos. Uma pesquisa do Pew Project for Excellence in Journalism mostra que, em 2010, as publicações na internet ultrapassaram os veículos impressos na preferência do leitor.
 
A consulta feita pelo telefone com 2 mil 251 pessoas mostrou que 46% dos entrevistados preferem ler notícias pelo meio digital, pelo menos três vezes por semana, contra 40% nos veículos impressos.  Em termos de faturamento as publicações online registram um aumento de US$ 3 bilhões, o equivalente a US$ 25,8 bilhões, em 2010.
 
 
* Com informações da EFE e do Portal Imprensa.