Clube de Engenharia apoia ação da OAB-RJ


24/05/2010


O Clube de Engenharia promove nesta quinta-feira, dia 27, evento em celebração ao engajamento da entidade à “Campanha pela Memória e pela Verdade”, lançada recentemente pela OAB-RJ.

Intitulado “O Direito à Memória e à Verdade”, o encontro terá início às 17h30, com palestra do Ministro Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, seguida da exibição de filme “Cidadão Boilesen”, que narra como parte do empresariado brasileiro financiou a Operação Bandeirantes (Oban), um dos principais órgãos de repressão da ditadura militar de 64, e o lançamento do livro “Luta, Substantivo Feminino — Mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência à ditadura”, organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos(SEDH). 

A “Campanha pela Memória e pela Verdade” foi idealizada pela OAB-RJ com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade, as instituições e as autoridades para os acontecimentos no período da ditadura.

—Queremos, com o resgate de lacunas da nossa história, promover a reconciliação nacional com nosso passado, sem qualquer intuito revanchista. Além de ser um direito das famílias saber o que aconteceu com seus filhos, pais, maridos e mulheres, é também preciso que as novas gerações tenham acesso aos episódios que marcaram o nosso passado, para que o arbítrio não tenha futuro no Brasil,” ressaltou o Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.