La Nación denuncia Governo Kirchner


21/01/2011


A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, teria privilegiado dois grupos de mídia aliados a seu Governo com publicidade oficial em 2010. A denúncia foi feita nesta quinta-feira, 20, pelo jornal La Nación.

Segundo informações do La Nación, entre janeiro e novembro de 2010, 47,5% da publicidade oficial destinada aos meios impressos foram para os veículos do Gupo Szpolski, entre eles os jornais Tiempo Argentin, Buenos Aires Econômico e as revistas Veintitrés e Veintitrés Internacional, que receberam US$ 6,87 milhões, 21% do total da verba de U$ 31,8 milhões. Outros US$ 8,47 milhões, 26,5% do total das verbas, foram destinados ao jornal Página 12.

A denúncia ainda afirma que o jornal Buenos Aires Econômico, com tiragem de 2,5 mil exemplares diários, obteve ao menos US$ 1,6 milhão em 2010. Já o La Nación, com tiragem diária de 160 mil, obteve US$ 1 milhão em 2010, sendo que em 2009, a verba foi de US$ 2,6 milhões. O Clarín recebeu em 2010 US$ 3,22 milhões, quase metade dos US$ 6 milhões obtidos em 2009. Ainda de acordo com o La Nación, o Canal 9 teria recebido 67,5% do total das verbas em 2010. O Canal 13, do Grupo Clarín recebeu 5,38%.

No início de 2010, o Partido Coalizão Cívica, um dos principais da oposição argentina, pediu à Justiça que investigue a distribuição da publicidade oficial aos canais de TV aberta. O partido encaminhou ao Congresso um projeto de lei para regular a distribuição da publicidade oficial, que já foi aprovado pelas comissões parlamentares, e aguarda o debate no plenário da Câmara e do Senado.

*Com informações do blog do Ministério dos Exteriores e do Estadão.