Equipe da RBS é agredida e ameaçada em SC


07/01/2011


Uma equipe da RBS TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, foi agredida e ameaçada nesta quinta-feira, dia 6, em Idaial, no Vale Itajaí, onde realizava reportagem sobre uma denúncia do Ministério Público contra cinco empresários acusados de boicotar um shopping atacadista na cidade de Brusque.
 
O repórter Francis Silvy foi agredido com socos no rosto e ameaçado sob a mira de uma arma, juntamente com o cinegrafista e o auxiliar, quando gravavam cenas externas no estacionamento do shopping.
 
A equipe foi surpreendida por um dos proprietários do imóvel, o filho dele e um segurança. Armados com uma pistola, eles tentaram impedir o trabalho da equipe e iniciaram a agressão. Para barrar a saída do carro da reportagem, fecharam um dos portões do estacionamento e quebraram o vidro traseiro do veículo.
 
Os profissionais da RBS apresentaram queixa na delegacia e realizaram exame de corpo de delito.

Em comunicado oficial, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) repudiou a violência contra os profissionais de imprensa e manifestou apoio e solidariedade à equipe. A nota da Acaert tem o seguinte teor:

 
“A Diretoria e o Conselho Superior da Associação Catarinense de Imprensa manifestam irrestrita e total solidariedade aos profissionais da RBS-TV, ao mesmo tempo em que repudiam a lamentável e criminosa agressão sofrida por sua equipe de reportagem nesta quinta-feira, 6 de janeiro, quando investigava denúncias envolvendo empresários no município de Indaial.
Injustificável a atitude dos empresários, que revelaram falta de condições para conviver numa sociedade democrática. Há meios civilizados de garantir o direito ao contraditório e à defesa de todo o cidadão que se sentir ofendido ou injustiçado. A ACI reforça seu compromisso com a imprensa livre e democrática.

Florianópolis, 6 de janeiro de 2011.
Róger Bitencourt
Presidente em exercício da ACI
 
Déborah Almada
Vice-presidente da ACI
 
Osmar Schlindwein
Presidente do Conselho Suprerior”

 
*Com Knight Center for Journalism e Diário Catarinense.