Jornalista acusa Governo de Goiás de censura


29/10/2010


O jornalista Paulo Beringhs apresentou provas ao Ministério Público Federal de Goiás que mostram que ele foi censurado por diretores da TV Brasil Central, que é administrada pelo Governo do estado. A denúncia foi feita com base em gravações que comprovam que ele foi impedido de entrevistar, em seu programa, o candidato Marconi Perillo (PSDB), que disputa a eleição para o Governo estadual com Íris Rezende, que é apoiado pelo Governador Alcides Rodrigues (PP), e pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  
 
Os problemas de Paulo Beringhs com a TV Brasil Central vieram a público no dia 20 de outubro, quando ele pediu demissão ao vivo informando os telespectadores sobre o caso. Ele ficou sabendo que não poderia fazer a entrevista com Marconi Perillo, marcada para o dia seguinte, minutos antes de o programa ir ao ar. Ele alegou que Íris Rezende também tinha sido convidado para ser entrevistado, mas desistiu sob a justificativa de que estava com a agenda apertada.
 
 
De acordo com a revista Veja, as gravações apresentadas ao MP foram feitas pelo próprio Beringhs, em uma das duas reuniões que ele teve com dirigentes da emissora. Na primeira, ele se encontrou com assessores do Presidente da Agência Goiana de Comunicação (Agecom), Marcus Vinicius Faria Felipe, e o Diretor comercial da produtora do jornalista, Luiz Fernando Dibe.
 
Durante o encontro, Beringhs ficou sabendo que a entrevista não poderia ser apresentada. Ao site da Veja, o jornalista falou que os representantes da Agecom sugeriram que ele “tirasse alguns dias de descanso, colocasse programas antigos no ar sobre música e amenidades. A linha deles é claramente tendenciosa a favor de Iris”. 
 
A segunda reunião aconteceu na casa do próprio Beringhs e a conversa foi gravada. Dela participaram Cléber Ferreira (seu colega na TV Brasil Central), Luiz Fernando Dibe e Reginaldo Alves da Nóbrega Júnior, que é Diretor administrativo da produtora do jornalista. Segundo Beringhs, Cléber Ferreira disse que havia sido enviado ao encontro para servir de mediador e “alertar o apresentador sobre as intenções dos dirigentes da TV Brasil Central”.
 
O Ministério Público Federal informou que vai analisar o conteúdo das gravações. 


* Com informações da Veja e do Portal Imprensa.