Italianos propõem intercâmbio à ABI


02/09/2010


As instituições representativas da imprensa italiana estão interessadas em estabelecer um intercâmbio permanente com as entidades dos jornalistas brasileiros e os órgãos de Comunicação do País. Este propósito foi anunciado nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, ao Presidente da ABI, Maurício Azêdo, pelo Vice-presidente Nacional de La Stampa Sportiva, e Secretário Geral da Ordem dos Jornalistas da Região da Campagna, Gianfranco Coppola, que é também Delegado da Itália para a Imprensa Esportiva Internacional.
 
Coppola visitou a ABI em companhia de Massimo Cabiati, Coordenador das atividades da agência italiana que trata das questões do mercado de trabalho, e Pietro Petraglia, Diretor da Revista Comunità Italiana, editada no Rio de Janeiro.
 
Ele aventou entre as iniciativas que poderão marcar este intercâmbio a realização na ABI de uma mostra fotográfica sobre jogadores de futebol brasileiros que atuaram ou atuam na Itália, desde Altafini “Mazzola”, integrante da Seleção Brasileira campeão mundial de 1958, aos craques atualmente em atividade na Itália, como, por exemplo, Robinho.
 
Nesta exposição, que poderá realizar-se em junho de 2011, compreenderia também a exibição de vídeos sobre estes jogadores brasileiros produzido com base no acervo da Rádio e Televisão Italiana – RAI.
 
Outra iniciativa mencionada por Coppola, no âmbito deste intercâmbio, seria a realização de um congresso da imprensa italiana e brasileira, possivelmente em outubro de 2011.
 
Coppola manifestou sua esperança de que o congresso possa ser aberto com uma conferência do escritor Umberto Eco, se o estado de saúde deste permitir.
 
Coppola é também repórter da RAI e, como tal, não perdeu a oportunidade de gravar uma entrevista com o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, abordando questões relacionadas, não apenas com o intercâmbio discutido no encontro, mas também à presença italiana na vida econômica e cultural do Brasil.