Embaixada britânica diz que confia no processo eleitoral brasileiro e que urnas são seguras


21/07/2022


A embaixada britânica no Brasil divulgou uma nota nesta quinta-feira (21) na qual afirmou que confia no processo eleitoral brasileiro e que as urnas são seguras.

A nota foi divulgada três dias após o presidente Jair Bolsonaro ter organizado um encontro no Palácio da Alvorada, em Brasília, com diplomatas.

Na ocasião, Bolsonaro repetiu, novamente sem provas, suspeitas já desmentidas por órgãos oficiais sobre as eleições e a segurança das urnas eletrônicas. A atual responsável pela embaixada britânica no Brasil, Melane Hopkins, não participou.

“Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”, declarou a embaixada.

“Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas”, acrescentou.

Reação internacional

Na mesma linha da nota divulgada pela embaixada britânica, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil também divulgou uma nota defendendo o sistema eleitoral brasileiro e afirmando que as urnas são “modelo” para o mundo.

A imprensa internacional, por sua vez, comparou o discurso feito por Bolsonaro aos embaixadores ao de Donald Trump nos Estados Unidos em 2020, quando perdeu as eleições para Joe Biden.

Além disso, o colunista do G1, Valdo Cruz, informou que, na avaliação de empresários, Bolsonaro saiu “menor do que entrou” da reunião com embaixadores.

Repercussão interna

Após a reunião, diversos partidos de oposição acionaram a Justiça. Nesta quinta-feira, o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a Bolsonaro que se manifeste em até cinco dias sobre as seguintes ações:

PDT: Pediu ao TSE que mande as redes sociais retirarem do ar os vídeos da reunião publicados nas páginas do presidente e que Bolsonaro seja multado por propaganda antecipada. O partido afirma que as falas do presidente “têm capacidade de ocasionar uma espécie de efervescência nos seus apoiadores e na população em geral, ainda mais quando o conteúdo é difundido através de redes sociais, que possuem um alto alcance entre os usuários”;

Rede e PCdoB: Pediram a retirada do conteúdo no canal da TV Brasil no YouTube e solicitaram que Bolsonaro e o PL, partido ao qual o presidente é filiado, sejam condenados a divulgar “errata desmentindo os termos das declarações” sobre urnas e o sistema eleitoral, nos mesmos meios em que foram divulgadas as informações falsas;

Ação do PT: Requer que Bolsonaro seja obrigado a retirar o vídeo de suas páginas e se abstenha de fazer outras publicações com o mesmo teor.

Leia a íntegra da nota divulgada pela embaixada britânica:

Nota da Embaixada Britânica sobre eleições no Brasil

Esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro. Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes.

Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência.

Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas.

Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o Governo Britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.