ABL lança projeto de leitura nos ônibus


20/08/2010


A Academia Brasileira de Letras (ABL) e o Rio Ônibus lançaram nesta sexta-feira, dia 20, o projeto “Circulando cultura”, que prevê a afixação de cartazes com poemas no interior dos 8.600 ônibus que circulam na cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa será estendida a todo o estado até o fim deste ano.
 
O Rio Ônibus é o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro. Fundado em 10 de outubro de 1941, congrega, atualmente, 47 empresas que operam o transporte por ônibus do Rio de Janeiro sob o regime de permissão, subordinado à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, e como órgão Gestor, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos(SMTU).
 
O objetivo do projeto é promover a inclusão cultural, divulgar as obras e estimular o hábito da leitura entre a população. Segundo o Rio Ônibus, os poemas serão lidos por cerca de 3,5 milhões de passageiros por dia, entre crianças, adultos e idosos.
 
A ABL foi responsável pela seleção dos textos assinados por grandes poetas e escritores da literatura brasileira. Os primeiros a serem divulgados são: Canção do Exílio, de Gonçalves Dias; Circulo Vicioso, de Machado de Assis; As Pombas, de Raimundo Correia; e Suave Caminho, de Mario Pederneiras.
 
—Toda iniciativa que tem por objetivo levar a cultura à sociedade pode contar com o total e irrestrito apoio da ABL. Acreditamos que esse projeto terá ampla repercussão e estimulará o público circula nos ônibus do Rio a se interessar cada vez mais pela leitura. Esse é o papel da Academia, afirmou Marcos Vinicios Vilaça, Presidente da ABL.