Bicentenário da Independência em Paquetá


05/09/2022


A Casa de Cultura José Bonifácio, em Paquetá, em continuação às comemorações dos 200 anos da Independência, promove nessa terça-feira (6), um desfile de bicicletas pelas ruas da ilha, sendo duas fabricadas em 1890. O encontro está marcado para às 10:30, em frente à agência do Banco Itaú, e qualquer ciclista pode participar.

Na quarta-feira (7), no mesmo horário, será realizada uma palestra sobre o tema José Bonifácio – Patriarca da Independência, na Casa de Cultura, tendo como expositores o escritor e pesquisador da história militar, Precílio Cavalcante; o jornalista e professor Nilo Sergio Gomes; e a professora Renata Bastos; e como mediador o jornalista, membro do Conselho Consultivo da ABI e curador do Museu da Comunicação e Costumes, Fichel Davit Chargel.

Na quinta-feira (8) será plantada uma muda de Pau Brasil no terreno da Casa de Cultura, em parceria com o movimento social Plantar Paquetá.

Sexta-feira (9), encerrando o projeto cultural Novo Grito de Independência, será realizado o debate Os Donos da Terra: Meio-Ambiente e Resistência Indígena, reunindo como palestrantes o jornalista Carlos Tauz; Marcio Mundim; a antropóloga Sheila Sá e a líder indígena Tereza Arapium, e como mediadora, a jornalista e escritora Maluh Martins.