Folha erra em anúncio de patrocinador da Seleção


29/06/2010


O jornal Folha de S.Paulo cometeu um grave erro ao publicar um anúncio em que um patrocinador se despede da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Usando o idioma Zulu para citar a palavra seleção, a peça publicitária dos Supermercados Extra foi publicada na edição desta terça-feira, 29 de junho, na página D9, do “Caderno Copa 2010”. O texto diz o seguinte: “A I quembu le sizwe (seleção) sai do Mundial. Não do coração da gente”.

O erro provocou a indignação do empresário Abílio Diniz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Extra / Pão de Açúcar, que divulgou nota no seu microblog, na qual pede desculpas “aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção”. A mensagem de Diniz diz também o seguinte: “Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados”.

Já o supermercado Extra divulgou nota à imprensa lamentando o erro e afirmando que cabe ao jornal a retratação:
“A empresa informa que a Folha de S.Paulo errou na seleção do material para publicação e irá se retratar publicamente com a correção do material, visto que, como patrocinador da seleção, a rede Extra tem sido um entusiasta do time brasileiro”.

“Mancada”

O episódio do anúncio ganhou grande repercussão no Twiter e foi classificado pela ombudsman da Folha, Suzana Singer, como uma “mancada”. Em sua coluna, ela admite o erro do jornal em nota que diz o seguinte: “Saiu anúncio errado do Extra hj por problema de inserção da Folha. Sairá errata amanhã. Tremenda mancada”.

No início da tarde, Suzana já havia se pronunciado afirmando que, devido a um problema ocorrido no departamento de inserção de anúncios do jornal, o anúncio do Hipermercado Extra tinha sido “publicado equivocadamente”, e que a Folha “lamentava” o erro.

Ao jornal O Globo, a funcionária da Folha encarregada de dar informações sobre o anúncio disse que o jornal publicará uma errata na edição desta quarta-feira, 30 de junho, mas que a empresa não faria qualquer comentário sobre o erro.

Como Presidente do Conselho de Administração do GPA peço desculpas, em meu nome e do grupo, aos brasileiros e, principalmente, aos jogadores da seleção