OAB-RJ: Campanha pela Memória e pela Verdade


14/04/2010


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio lança nesta sexta-feira, dia 16, às 10h, a Campanha pela Memória e pela Verdade, em defesa da abertura dos arquivos da repressão política na ditadura militar. O evento será realizado na sede da entidade (Av. Marechal Câmara, 150, 9º andar — Centro do Rio). Participam do lançamento, autoridades, parlamentares e representantes da sociedade civil. 

Osmar Prado, Fernanda Montenegro e José Mayer

Em apoio ao movimento, atores como Fernanda Montenegro, Osmar Prado, José Mayer, Eliane Giardini e Mauro Mendonça gravaram depoimentos de 30 segundos a serem exibidos em emissoras de TV e salas de cinema. 

Nos filmes, dirigidos por Chico Abreia, os artistas representam mortos e desaparecidos políticos como a economista e professora Sônia de Moraes Angel, torturada e assassinada durante o regime militar; Maurício Grabois, um dos fundadores do Partido Comunista, desaparecido na Guerrilha do Araguaia; o dirigente do PCB, David Capistrano, seqüestrado em março de 1974; a professora Ana Rosa Kucinski, militante da Ação Libertadora Nacional; e o líder estudantil Fernando Santa Cruz, desaparecidos em 1974.

A Campanha pela Memória e pela Verdade inclui a organização de um abaixo-assinado em defesa da abertura dos arquivos, a ser encaminhado aos representantes do Executivo e do Legislativo.
—Queremos o reconhecimento público de que a ditadura não é uma página virada da História. Temos cidadãos brasileiros que desapareceram como se nunca tivessem existido. O conhecimento dos fatos que aconteceram no País durante a ditadura é uma aspiração das famílias dos desaparecidos políticos e um direito inalienável de toda a sociedade, sublinha o Presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.