Jornalista denuncia censura à Voz de Urubici, em SC


09/10/2008


A ABI recebeu mais uma denúncia de restrição à liberdade de imprensa. Desta vez o atingido foi jornalista Sebastião Antonio Bastos de Carvalho, que, por meio de documento encaminhado à entidade, diz que se considera prejudicado em seu direito de expressão devido à apreensão da primeira edição do jornal catarinense A Voz de Urubici, do qual é Diretor.

Na correspondência enviada à Associação, Sebastião pede a solidariedade da Casa — “em nome da defesa da liberdade de imprensa e dos direitos do cidadão” — na apreciação dos fatos que levaram a apreensão do jornal, que ocorreu no último dia 2, por iniciativa da Promotora Eleitoral Mirela Dutra Alberton, amparada em despacho do Juiz Laerte Roque Silva.

De acordo com uma reportagem publicada no Correio Lageano, também de Santa Catarina, a Justiça Eleitoral mandou recolher os 2 mil exemplares da Voz de Urubici, depois da denúncia, feita por um candidato à última eleição, de que o jornal “havia publicado propaganda velada ao concorrente”.

Segundo a reportagem, uma matéria que deu destaque a uma carreata da qual participou o Governador foi um dos motivos para a apreensão do jornal. “Em uma das páginas”, conforme publicou o Correio Lageano, “o jornal mostrava um dos candidatos gesticulando com sinal de vitória e, em outra, fez criticas ao Prefeito que disputou a reeleição”.

Em sua defesa, o jornal A Voz de Urubici diz que a reportagem não menciona siglas partidárias, nem os nomes dos candidatos. Com relação às fotos que geraram a polêmica, o veículo alega que não poderia ignorar a visita do Governador do estado a Urubici, “o que se constitui num importante fato social e refere-se a uma realidade que um jornal local não pode ignorar”.