ABI pede a Governo apuração da morte de dono de jornal


22/08/2008


A Associação Brasileira de Imprensa vai enviar documento ao Governador do Rio, Sérgio Cabral, pedindo empenho da polícia na investigação do assassinato de Jorge Martins, Presidente da Federação Regional das Associações de Moradores de Itaguaí (Frami) e dono do jornal Sem Mentira, executado com oito tiros, perto de sua casa, na Rua Elza Rosa Martins, às 18h30 de terça-feira, dia 19, no Bairro Amendoeiras, em Itaguaí-RJ.

Segundo apuração policial, Jorge Martins — conhecido como Jorginho da Frami — foi morto por quatro homens encapuzados, que estariam em um carro, no qual fugiram em direção à rodovia Rio—Santos. A família da vítima não quis se pronunciar sobre o crime.

Jorginho chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal São Francisco Xavier, no Centro de Itaguaí, mas não resistiu aos ferimentos. O crime está sendo investigado pela 50ª DP, de Itaguaí, e, de acordo com o Delegado Nilton Coelho da Gama, a única hipótese até agora descartada é a de que Jorge Martins tenha sido vítima de um assalto, pois nenhum de seus pertences foi levado.

Polêmico

De acordo com reportagem sobre o crime publicada no Jornal Atual, Jorginho da Frami tinha fama de polêmico em Itaguaí. Seu jornal fazia críticas contra políticos e grupos da sociedade quando destoavam dos princípios que ele entendia como democráticos — Jorginho usava o Sem Mentira “para mostrar à população o seu ponto de vista sobre questões políticas, tanto do Executivo, quanto do Legislativo. Mas, nas últimas edições, seu jornal tinha diminuído os ataques”, diz o texto.

Ainda segundo o Jornal Atual, Jorginho da Frami não tinha ligações com nenhum político da região ou qualquer partido. Mas era comum vê-lo participando de eventos como audiências públicas e o Café Comunitário, que reúne membros das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, em Itaguaí. Segundo o Registro de Ocorrência da 50ª, ele vinha sendo ameaçado devido às denúncias que fazia em seu jornal, considerado panfletário na cidade.

Temas sociais

O Sem Mentira, que circula há mais de um anos nas comunidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, estava em sua 15ª edição — na qual a primeira página foi dedicada a temas sociais. Segundo representantes da Frami, será convocada uma reunião para saber o futuro do jornal.

Dados do Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Ministério da Saúde, mostram que 49 cidades do Estado do Rio figuram na lista das 556 com maior índice de homicídio. Itaguaí lidera o ranking fluminense e é a quarta do País em número de assassinatos, principalmente de jovens de 15 a 24 anos.